sexta-feira, 26 de junho de 2026

Sessão de Preparação para a Transição para o 2.º Ciclo

 

No âmbito da promoção de uma transição tranquila e positiva para o 2.º ciclo, realizaram-se sessões com as turmas do 4.ºA e do 4.ºB, destinadas a preparar os alunos para a passagem para o 5.º ano.

Ao longo de cada sessão, os alunos tiveram oportunidade de partilhar os seus receios, dúvidas, inquietações e sentimentos associados a esta nova etapa do seu percurso escolar. Foram esclarecidas algumas das principais mudanças que irão encontrar no 2.º ciclo, nomeadamente a existência de vários professores, novas disciplinas e a necessidade de uma maior autonomia e responsabilidade na organização do estudo.

Através de um ambiente de diálogo e partilha, procurou tranquilizar-se os alunos, valorizando as suas expectativas e reforçando a confiança necessária para enfrentarem esta mudança com entusiasmo e segurança. As sessões constituíram um momento importante de preparação para uma nova fase do percurso escolar, promovendo uma adaptação mais serena e bem-sucedida ao 2.º ciclo.