Cem minutos
com a Dra. Ana sem minutos de tédio!
Cem minutos
de sessão, cem minutos de
aprendizagem.
Nem
todo o tempo gasto é perdido.
Aperfeiçoar
o aperfeiçoado….
Numa gelada manhã de
terça-feira, numa das aulas de Biologia/Geologia, recebemos a Sra. Psicóloga,
dra. Ana Azevedo. Esta aula teve como
intuito conversarmos sobre os métodos de estudo dos alunos, a melhor forma de
estudar e partilhar ideias.
Como estar atento nas
aulas; tirar os melhores apontamentos; organizar informação; saber o que é
significante estudar para um teste; as melhores formas de estudar antes de um
teste; o tempo que devemos dedicar aos nossos estudos, mas também a necessidade
de descansar e tirar partido de bons momentos com os amigos e família. O que
fazer e o que não devemos fazer antes da hora do teste; controlar a ansiedade
durante e após um teste e entre outras coisas. É algo que muitos alunos se
preocupam, se questionam e, muitas das vezes, não têm a melhor resposta.
O 10º. ano é um dos
anos mais difíceis que os alunos passam, pois é uma gigantesca transição do
ensino básico para o ensino secundário, “onde tudo conta”. Esta aula veio na
altura ideal para nos ajudar a que este processo seja mais simples e suave, de
maneira a não cometermos os maiores erros e a termos sucesso.
Muito bem aproveitada por quase todos os alunos que
precisavam de ouvir a “voz da razão” foi, sem dúvida, o melhor “presente” de
Natal que nos podiam ter oferecido. Estamos todos agradecidos à Sra. Psicóloga,
dra. Ana Azevedo, por ter sido objetiva, atenciosa, serena e sempre disponível
a nos ajudar neste longo e duro caminho que temos pela frente. Agora é connosco,
teremos de enfrentar os grandes desafios com trabalho árduo. “Sem trabalho não
há sucesso”.
Hugo
(…)
De uma forma
cativante e bastante interessante deu-nos uma pequena palestra sobre métodos de
estudo, dando-nos uma maior perceção sobre como nos devemos orientar de forma a
termos uma maior sucesso escolar. Foi bastante precisa e objetiva. Por vezes,
as palestras são um pouco maçadoras e repetitivas mas não foi o caso.
Fomos alvo de
conselhos que serão muito úteis para todos nós. Foi uma aula bem passada porque para além do assunto ser do interesse de
todos nós, a forma e a simpatia com que foi dada esta sessão tornou tudo ainda
mais agradável.
Teresa Fernandes
Gerir o tempo livre
e criar métodos de estudo foi uma das vertentes desta palestra.
Ana Rita
Cem minutos com a
Dra. Ana, psicóloga da escola, foram cem minutos perdidos da disciplina de Biologia,
mas cem minutos bem aproveitados a falar em métodos de estudo.
Posso
dizer que a conversa com a dra. Ana me ajudou.
Ajudou-me a perceber a necessidade de estudar todos os
dias as matérias dadas nas aulas. Este hábito
será muito importante porque acabará por ser um agente facilitador do estudo
para os testes.
Beatriz Araújo
(…) estar atento na
aula não chega temos de estudar em casa e
fazer breves resumos das matérias e não cópias, perceber e não apenas memorizar.
Alexandre Fernandes
A dra. Ana
explicou-nos formas diferentes de estudar e como controlarmos a nossa ansiedade
antes, durante e depois dos testes de avaliação.
Mostrou-nos diferentes
esquemas, que poderemos usar para organizar o nosso caderno e, consequentemente,
sermos mais organizados.
Estas explicações ajudaram-me imenso…
Beatriz Pereira
Tomei consciência do ritmo de estudo, o
que nos facilita a nossa organização diária. Se o fizermos poderemos realizar
mais tarefas e treinar a nossa memória de forma a hierarquizarmos tudo o que
ela retém, obtendo melhores resultados.
Esta sessão “cativou-nos”.
“Cativou-nos”, não no sentido de encontrar/fazer amigos, mas no sentido de encontrar
novos métodos de trabalho.
Daniela Peixoto
Para estudar temos,
em primeiro lugar, de fazer uma leitura rápida, depois sublinhar o mais
importante, para finalizar o estudo temos de fazer os resumos com os
apontamentos mais importantes e as ideias chave sublinhadas.
Ouvimos, mais uma
vez, que não devemos estudar só na véspera dos testes.
Diogo Antunes
De disciplina em
disciplina, os métodos de estudo variam bastante. Hoje tivemos a oportunidade
de conhecer novos métodos de estudo com a dra. Ana Azevedo.
Alguns dos temas que
abordámos foram: como exercitar a memória, como definir objetivos, como
combater a ansiedade e como fazer para aproveitar melhor o tempo de estudo.
Catarina
Traçar objetivos é
algo difícil mas muito importante. Nesta palestra, abordamos este assunto. Se
gastarmos cinco minutos a delinear objetivos, será uma mais-valia para o
rendimento do estudo. Se seguirmos este conselho da dra. Ana vamos focar-nos
nestes objetivos e tentar fazer tudo para os alcançar. Será uma vitória quando
os atingirmos.
Érica
Todos nós
temos técnicas diferentes para estudar. A psicóloga da escola, dra. Ana Azevedo,
esteve na nossa sala a esclarecer algumas dúvidas e apresentou alguns métodos e
estratégias para conseguirmos obter melhores resultados. (…)
Pudemos
concluir que estudar não é tão difícil como pensávamos. Estar atento nas aulas
e estudar um pouco todos os dias podem ser duas das medidas para ter boas
notas.
Juliana Gomes
(…)
Ouvimos e aprendemos como devemos gerir o
nosso tempo de estudo e a ansiedade antes e durante os testes. Foram referidas várias
estratégias para organizarmos bem a nossa semana e selecionarmos os nossos
objetivos.
Também nos indicou métodos de estudo para nos ajudar a desenvolver
melhor as nossas capacidades tanto para compreendermos melhor os conteúdos
lecionados nas aulas como para melhor e mais facilmente percebermos a matéria
durante o estudo.
Ensinou-nos, ainda, como conseguir manter a máxima concentração enquanto
estamos a estudar, sem telemóveis, computadores e outros materiais que nos
possam distrair a cada segundo e como utilizar a nossa memória, isto é, fez-nos
perceber que algumas disciplinas necessitam
mais de memorização do que outras, como matemática e física e química, que
exigem mais a prática.
Consegui
perceber o meu ritmo certo de estudo, o que tornará mais fácil a organização do
meu dia-a-dia e da minha semana. Assim, conseguirei realizar muitas mais coisas
e de forma mais organizada. Além disso, percebi ainda que se conseguirmos organizar
as ideias e a matéria de uma forma sistematizada conseguiremos melhores
resultados.
Juliana
Sousa
A passagem do ensino
básico para o ensino secundário é aterrorizante. Tenho a certeza que todos notamos
uma tremenda diferença, sendo que no ensino secundário é preciso arregaçarmos
as mangas e trabalharmos muito mais, dedicarmo-nos muito mais, mas,
principalmente, passar algum do nosso tempo a traçar prioridades e organizar os
nossos objetivos.
Assim nos aconselhou
a psicóloga da escola, dra. Ana Azevedo, que deixou bem claro, na palestra da
passada quinta-feira aos alunos da turma 10º.C, que temos e devemos organizar
melhor o nosso tempo, delinear objetivos a curto prazo, melhorar as nossas
técnicas de estudo, dedicar mais tempo à escola, pois o nosso futuro dependerá
da maneira como encararmos este novo ciclo.
Com certeza, uma das
partes que mais nos cativou foi a forma de como podemos interiorizar e
consolidar a matéria estudada, ao fazer resumos diariamente e não decorar, mas,
sim, perceber a matéria com ajuda de esquemas bem organizados. Seguidamente, a
psicóloga explicou-nos brevemente como funciona a memória humana e fez
referência à forma como a informação circula, algo bastante intrigante e interessante.
(…)
Terminámos, então, a palestra. Tempo
bem aproveitado e, de certeza, ganho para nós, estudantes do curso de ciências
e tecnologias que, agora melhor encaminhados, já podemos usufruir dos conselhos
dados para termos um melhor desempenho e um maior sucesso ao longo deste árduo
caminho.
Selma