quinta-feira, 9 de janeiro de 2020

Violência Doméstica

“A violência destrói o que pretende defender: a dignidade da vida e a liberdade do ser humano.” João Paulo II
O problema da violência doméstica tem vindo a ser cada vez mais debatido, isto porque o número de vítimas tem aumentado. Perante esta situação, devemos estar atentos e informados acerca do assunto, porque TODOS podemos ser vítimas.
A violência doméstica engloba todos os comportamentos manifestados num relacionamento, por uma das partes, sobretudo para controlar a outra, desde físicos, sexuais a psicológicos, etc.
A violência doméstica não pode ser vista como um destino que a vítima tem que aceitar passivamente. O destino sobre a sua própria vida pertence-lhe, cabendo à vítima decidir o que pretende fazer com ela.
De acordo com a APAV, a média de vítimas em 2018 foi de 22 por dia, um número bastante elevado, encontrando-se Braga em 2º lugar nos distritos com mais vítimas, precedida de Lisboa.
Assim, devemos sempre procurar AJUDA.
“A polícia tem a missão e a obrigação de proteger e ajudar todas as vítimas de crime. A polícia portuguesa, sobretudo na última década, têm vindo a desenvolver um grande esforço nesse sentido.” (APAV) 
Também na Póvoa de Lanhoso, podemos contactar a SIGO- projeto promovido pela Câmara Municipal com o intuito de promover a Igualdade de Género, através, por exemplo, da luta contra a violência doméstica, apoiando a vítima.
“QUEM NÃO TE RESPEITA NÃO TE MERECE!”
Miguel Almeida – 11º C