sexta-feira, 22 de outubro de 2021

 

ESPL 30 anos

11 de outubro de 1991 foi o primeiro dia

Passaram 30 anos e no mesmo dia, do mesmo mês, enchemos a sala 6 do espaço que ganhou vida, tanta vida…

Um ex-aluno, Ângelo Pereira Dias, teve as honras de abertura e dirigiu-se aos atuais alunos pedindo-lhes, muito sensatamente, “Nunca hipotequem o vosso futuro com atitudes do presente. Dediquem-se, em cada momento!” Avisado conselho, sem dúvida. Terá sido a sua própria dedicação a dar frutos e o seu trabalho contínuo e sério o principal contributo para o sucesso. O ex-aluno, o filho desta casa, fala, agora, aos atuais alunos, tutela a casa que já tem 30 anos. Parabéns, Senhor Diretor!

Também já por cá anda há 30 anos o senhor professor Manuel Sousa, o palestrante que nos levou a todos pela história inscrita no tempo da Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso. Desde o tempo em que aqui estavam “uns terrenos agrícolas”, à licitação – terminada em tribunal – do preço das terras, à construção da Escola Secundária, até aos primeiros dias, ao abrir de portas… o professor Manuel Sousa partilhou os sentimentos de quem cá está desde o primeiro dia. “Cresci, vivi, senti as alegrias e as tristezas desta casa”- disse-, com emoção, recordando, ainda, aqueles que já não estão entre nós mas que em nós continuam. Lembrou os primeiros tempos do jornal “Preto no Branco”, a Estufa e a sua cerejeira, a Oficina de Teatro, o antiguinho Clube Art`Oca e o moderno EtWining…tudo que faz parte desta Escola, tudo o que marcou e marca o nosso caminho e constrói a nossa identidade, o que está muito para além das paredes, muito acima e o que, realmente, importa.

Alguns testemunhos de professores presentes terminaram este simbólico assinalar da abertura das comemorações dos 30 anos da ESPL. Continuaremos a celebrar. A nossa Escola está de PARABÉNS!

Rosa Martins

Escola 

Trinta anos de trabalho, 
E muita dedicação. 
Parabéns à nossa Escola,
E um beijinho do coração. 
Funcionários e Professores, 
Alunos e Diretores. 
São muitos anos de vitória, 
Para alcançar a glória. 
Projetos traçados, 
Alunos empenhados 
E futuros desenhados. 
A Escola foi construída na base da compreensão, 
Aqui nasce uma nova geração! 
Obrigado a todos pela vossa dedicação! 

Patrícia Machado nº14 12ºC 
Daniela Baptista nº7 12ºC