sexta-feira, 29 de outubro de 2021

Primeiro dia de aulas

Ó manhã,
manhã,
manhã de setembro,
invade-me os olhos,
inunda-me a boca,
entra pelos poros
do corpo, da alma,

(…)

Eugénio de Andrade "Ostinato Rigore", 1964


    É setembro. É o recomeço de um ano letivo. Surge o sonho, o pedir … nós, alunos, pedimos não à “manhã”, mas à escola…

       Quem sou eu e no que acredito vir a ser…

Num futuro ainda longínquo, mas já próximo gostaria de estar junto de crianças…

Conseguir as respostas que preciso e descobrir a minha vocação.

Acreditar que a escola me permitirá concretizar a minha vocação.

Continuar a ser a alegria, viver o presente a ler e a sonhar…

Os alunos do 12.º D

 

Sonho que sou uma pintora.

Que todos os dias pinto algo inovador,

Na minha vida e na vida de quem me rodeia

 

Porém, as pinturas não são sempre belas...

Há dias em que as pinturas são mais sombrias,

Há dias em que as pinturas me fazem sentir angústia,

Desânimo, tristeza...

 

Porém, as pinturas não são sempre sombrias!

Há dias em que as pinturas são radiantes,

Cheias de luz, felicidade, e animação

 

Há dias em que nem sei o que pintar...

Porém, sei que todos os dias tenho de inovar,

Pois pinturas iguais são banais,

E o importante, é nunca deixar de pintar!

Mariana Ferreira  N.º10  12.ºE

Sonho que sou um pequeno pássaro. Percorro verdes campos, bosques sombrios, pequenos rios e grandes mares em busca do melhor sítio para ficar. A primavera aqui o inverno ali. Faço longas viagens na busca de viver. Visito grandes espaços, conheço muitas pessoas. Das ruas estreitas às copas das árvores, visito tudo, conheço tudo.

Uma longa vida espera-me, enquanto viajar, depois disso, é esperar!

 

Deolinda Azevedo, 12.°E

 

 

Sonho que sou…

 

    Sonho que sou um cavaleiro andante, que anda de terra em terra para descobrir o mundo, ando à procura de um mundo perfeito em que reine a paz e a alegria entre todos, em vez deste mundo cruel.

    Um cavaleiro andante pode e deve sonhar… sonhar alto e sem medo porque os sonhos são nossos e ninguém no-los pode tirar.

     É a capacidade de sonhar que nos faz correr atrás de objetivos e nos permite ultrapassar obstáculos até conseguirmos concretizar os nossos sonhos.

     Neste momento, o meu maior sonho é entrar na universidade para o curso que pretendo, como tal, tenho de me esforçar e trabalhar para atingir esse objetivo, sem magoar ninguém.

      Às vezes, tenho dúvidas sobre o curso de que mais gosto ou devo tirar, mas se me enganar não vou desistir do meu sonho, vou tentar outro curso até encontrar aquele que me fará mais feliz, tal e qual como o cavaleiro andante que anda de terra em terra até encontrar a terra perfeita.

      Portanto, nada é assim tao mau, pois nas nossas viagens da vida vamos adquirindo mais conhecimentos e cultura, tornando-nos mais sábios, no fundo somos todos os cavaleiros andantes, ainda que, por vezes, sem darmos conta disso.    

Catarina Soares 12ºC