sexta-feira, 29 de outubro de 2021

Projeto DAC 12ºD

Entender o trabalho de cada um como trabalho de todos. Foi o caminho para a organização/realização do projeto de DAC na turma D do 12.º ano. A poesia de Antero de Quental levou-nos a trabalhar em todas as disciplinas e conduziu-nos até aos mais pequeninos – os  alunos do 1.ºciclo.

 Levamos sonhos, despertamos sonhos, trouxemos outros sonhos…

Sonho que sou girassol em vasto campo num dia ensolarado. Ocupo os meus dias a seguir o trajeto do meu amigo sol, que me ajuda a crescer e a ficar forte para ultrapassar os dias de vento e chuva, para que possa ser admirado pelos idosos que por cá passam nas suas caminhadas matinais, pelos jovens casais apaixonados, ou até mesmo pelos adultos que encontram nos passeios rurais um pouco de paz da vida citadina. 

O meu tamanho, e o meu belo tom amarelado dá-me destaque para com as minhas amigas de caule, mas não me considero superior. Tal como elas, o meu maior prazer encontra-se nas coisas simples, como alegrar o dia aos que me rodeiam, ou sentir nas minhas pétalas uma leve brisa de verão.

Porém, nesta vida, sou apenas uma frágil e sensível margarida.

 Maria Moreira, 12.º D

No fim, a opinião deste trabalho:

Captar a atenção das crianças era o que mais queríamos e pareceu-nos, pela sua reação, termos conseguido. Todo o trabalho desenvolvido durante as aulas nas diferentes disciplinas começava a ter “corpo”. Sentíamos o nervosismo mas também a alegria.

Quando começámos a ouvir o sr. Professor Fernando cantar houve um “arrepio”. Já tínhamos trabalhado e ensaiado a canção do Rui Veloso, mas aquele espaço com as crianças tão atentas e presas à voz do senhor professor, foi avassalador.

Depois, a sala de aula foi outra aventura. A leitura dos textos que escrevemos levou a que conhecêssemos os sonhos dos mais pequeninos. E foram tantos e tão diferentes! Mas houve um que nos dilacerou “… querer começar outro ano para ter material novo porque na escola antiga não lhe deram…”percebemos depois que este sonho seria concretizado em breve. 

Este tempo encheu-nos e aqueceu-nos a alma. Não só nos sentimos privilegiados por poder partilhar os nossos textos com aquelas crianças como felizes por conseguirmos que nos divulgassem os seus sonhos. Para além disso, foi maravilhoso podermos recordar os momentos já vividos também naquele espaço.

São atividades como esta que nos ajudam e nos ensinam. Sentimos que crescemos e que aprendemos. As situações mais delicadas interpelaram-nos e despertaram-nos para realidades diferentes na escola. Experimentamos vivências tão ricas que dificilmente as experimentaríamos numa sala de aula. Sentimo-nos abraçados por todas as crianças. Ficamos tão quentinhos!

Texto coletivo – 12.ºD