segunda-feira, 8 de novembro de 2021

30 anos da ESPL

 

A palestra do professor Manuel Sousa, que assinalou o dia exato dos 30 anos da nossa Escola, continua a ser inspiradora para os nossos alunos, como comprovam mais estes contributos para o Preto no Branco, desta vez dos alunos das turmas A e B do 12º ano.

 

João Fernandes, 12B

 

Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso, 30 anos de história


 

   Segunda-feira, dia 11 de outubro, a Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso completou 30 anos desde a sua abertura. Neste âmbito, os alunos do 12º ano foram convidados para uma sessão comemorativa onde foram partilhadas certas experiências que alguns professores vivenciaram durante o seu período nesta escola.

   No meu ponto de vista, foi interessante ouvir o testemunho do professor Manuel Sousa, que já se encontra na escola há 30 anos. Deve ser revigorante recordar-se da época em que ainda nem tinham começado as construções deste estabelecimento e contrapô-la aos dias de hoje. Nem imagino o quão gratificante é estar na escola desde o dia um, vê-la crescer e prosperar, ensinar e aprender com os alunos e colegas e contribuir para o seu sucesso. 

   Ouvir a experiência do professor Ângelo demonstrou o êxito deste estabelecimento. O professor começou nesta escola como um mero aluno, tal como nós. Cresceu e aprendeu aqui. Eventualmente, formou-se e escolheu lecionar na Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso. Esta escola marcou-o de tal forma que desejou voltar e, atualmente, é o diretor da escola. Acho que todos podemos concordar que esta escola é marcante, no bom ou no mau sentido.

   Assistimos a um vídeo comemorativo onde exibiram atividades educacionais dinâmicas, alternativas e recreativas que diferenciam esta escola de outras e comprovam a preocupação dos docentes com os alunos e o foco que têm na sua aprendizagem. No entanto, meramente por culpa da pandemia, não posso afirmar que a minha experiência cá me permitiu usufruir deste tipo de atividades.

 Vimos, também, o sucesso que várias pessoas alcançaram após concluírem os seus estudos neste lugar. Muitos criaram os seus próprios negócios, enriquecendo o comércio local, o que, a meu ver, confirma a prosperidade desta escola, uma vez que esta ajuda a desenvolver cidadãos capazes e aptos para conquistarem os seus objetivos e sonhos.

   Diria que minha experiência não foi tão boa como a dos relatos que ouvimos, contudo, cresci e aprendi aqui. Esta escola instruiu-me e faz parte de quem sou.

   Assim sendo, podemos afirmar que o sucesso deste local é mérito das pessoas que fazem parte dele. Não se trata apenas de uma instituição educacional, cada geração de alunos e docentes que por cá passa deixa um pouco da sua essência e de si, dando vida à escola. Em função disto, é possível comemorar, hoje, 30 anos de história.

Ana Silva, 12A

 

Como aluna da Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso, vou partilhar a minha opinião sobre a mesma e a minha experiência como aluna desde o 10.º ano.

                A escola, como edifício, é razoável e tem o que é necessário para ser funcional e proporcionar aos alunos bons momentos de aprendizagem. Contudo, no que toca a espaços para estar nos intervalos, principalmente quando chove, são limitados para os alunos que a escola acolhe. Na minha perspetiva, é este o grande defeito da infraestrutura, ainda mais notório com a pandemia em que nem nos corredores podíamos ficar. No entanto é um caso perfeitamente possível de resolver, dedicando-lhe a devida atenção.

 Apesar do que disse anteriormente, quando penso na escola não é o edifício que me vem à cabeça, mas sim todas as pessoas que fazem parte dela e que a tornam especial. Lembro-me das amizades que fiz e que duram até hoje e dos excelentes professores que tive e tenho e que de tudo fazem para nos ajudar e ensinar, motivando-nos todos os dias, e com os quais estabelecemos uma boa relação. Recordo-me também da direção que tem sempre a porta aberta para uma conversa, onde podemos expor os nossos problemas, nem sempre possíveis de resolver, mas que são ouvidos como quaisquer outros. Todos estes elementos tornam a escola um lugar agradável, onde se formarão bons cidadãos, capazes de ultrapassar as dificuldades.

 Enfim, esta não é uma escola de topo, requintada ou cheia de tecnologias, mas é a minha escola e é especial, pois foi nela que passei bons momentos e conheci pessoas fantásticas das quais me vou lembrar sempre.

Ana Rita, 12A

30 anos da Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso

É engraçado pensar que nestes dois anos que cá estudei, em virtude da pandemia, passei grande parte do tempo em casa e mesmo assim parece que em todo esse tempo estive presente na escola.

     Sinto me assim, pois em todos os momentos me senti abraçada por esta instituição, porque ela me deu mais do aquilo que eu poderia pedir. Olhando para trás, apenas florescem as melhores memórias. Penso nas aulas que me deixaram completamente fascinada e num leque de aprendizagens inesquecíveis. Penso nos meus professores e no quanto admiro a paixão com que exercem o seu trabalho, em como sempre me influenciaram a trabalhar e a acreditar no meu potencial, em cultivar a minha sede de conhecimento, que nunca hesitaram em dar o melhor de si para me ajudar a ser melhor e que, nas horas de maior nervosismo, ofereceram palavras amigas. A influência deles transcende a sala de aula: está presente todos os dias da minha vida e, em todos esses dias, está presente também a minha imensa gratidão. Penso nas portas da biblioteca que sempre estiveram abertas, com um ambiente fértil para o meu estudo. Penso na simpatia, na amabilidade e na disponibilidade dos funcionários. Penso na companhia e gentileza dos amigos que pude conhecer nesta escola, amizades totalmente inesperadas e, ao mesmo tempo, totalmente necessárias, que me acompanharam em muitas aventuras. Penso até nas mesas exteriores, onde tantas vezes me sentei a folhear livros e penso que alguns deles até se tornaram favoritos.

Sou muito agradecida por saber que, enquanto cá estiver, continuarei a ter tudo isto que referi e sou ainda mais grata por poder dizer que a minha escola é muito mais que um mero edifício. A minha escola é um sítio onde até em momentos triviais pude ser feliz.

Assim, desejo que mais alunos possam ser cá felizes e que o legado da Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso perdure por muitas mais décadas.

Joana Faria, 12ª

 

A minha escola

 

A escola é parte integrante da vida dos alunos e o seu maior dever é transmitir não só novos conhecimentos, para que estes tenham um futuro promissor, mas também incutir valores de cidadania, para que se formem bons cidadãos.

A minha escola acolhe muito bem os alunos. Trata-as com respeito e tudo é realizado a pensar neles e nas suas diferenças. É, na verdade, uma escola inclusiva. Tem ofertas diversificadas de cursos, quer no ensino secundário regular quer no ensino profissional. Dentro dos vários cursos existentes, escolhi Ciências e Tecnologias, pois é uma área que aprecio bastante e que me ajudará no meu futuro, essencialmente na escolha do curso que pretendo.

O ambiente escolar é muito bom. Praticamente, toda a gente se conhece. Assim, penso que, durante os últimos dois anos, devido ao ambiente escolar adulto, ganhei mais maturidade, mais responsabilidade e mais elegância. Conheci pessoas fantásticas e fiz várias amizades que moldaram a minha personalidade, tornando a minha vida mais rica e mais feliz, amizades que pretendo manter no futuro. Também os professores e os auxiliares da ação educativa merecem um lugar de destaque. Calmos, atenciosos e rigorosos, com eles aprendo a ser melhor como aluno e cidadão.

                Assim sendo, posso, na verdade, referir que foi uma excelente escolha frequentar a Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso. Aqui tenho crescido e passado a minha adolescência. Daqui levarei conhecimentos essenciais para a minha vida profissional. É, sem dúvida, a minha escola.

Nuno Cunha, 12 B