Terminou na passada sexta-feira o Encontro em Portugal do Projeto Erasmus + “Friendly Maths”, no qual está envolvido o nosso Agrupamento de Escolas de Póvoa de Lanhoso juntamente com escolas de outros quatro países: Espanha, França (Ilha da Reunião), Itália e Roménia.
O grupo multinacional de trinta e quatro alunos e dezassete professores, participantes no projeto, realizou durante a semana várias atividades, que tiveram como fio condutor mostrar aos alunos a importância da matemática no desenvolvimento da medicina, pois o tema do encontro foi “Maths for Health”. De salientar que, numa das atividades desta área houve a colaboração de um ex-aluno, Pedro Carvalho, a frequentar atualmente o último ano de medicina na Universidade do Minho.
Durante a semana, para além das atividades desenvolvidas na nossa escola, os alunos tiveram a possibilidade de ouvir matemáticos que trabalham em saúde falar da sua experiência e da importância do trabalho que fazem, na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.
Como sempre, nestes projetos não foi descurada a vertente lúdica e de convívio entre gente de diversos países e culturas, consequentemente durante a semana, foi possível dar a conhecer a quem nos visitou alguns dos sítios emblemáticos da Póvoa de Lanhoso e cidades como Braga, Guimarães e Porto.
O jantar de encerramento e a entrega dos certificados decorreram em ambiente de festa na cantina, da Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso, com a presença de alunos e professores portugueses e estrangeiros envolvidos no Projeto. Nessa ocasião o nosso Diretor, Ângelo Dias, lembrou, e bem, que uma organização destas só se faz com a colaboração de muita gente e, por isso, não podemos terminar sem deixar um sentido agradecimento a todos os que no nosso agrupamento - direção, professores - dinamizaram e colaboraram em atividades, nomeadamente, os professores Ana Teixeira, Fernando Fernandes, Maria do Céu Baptista, e Sandra Dias, assistentes técnicos e operacionais, encarregados de educação, alunos e antigos alunos integrados no projeto, que tornaram esta organização num sucesso destacado por todos os que nos visitaram. Assim, fica aqui o nosso muito obrigado aos alunos diretamente envolvidos no projeto, Beatriz Sousa, Dânia Rudenko, Eduardo Pinto, Francisca Ramalho, Gabriel Soares, Ivo Gomes, João Ferreira, José Costa, Lara Cave, Mariana Lopes, Nádia Fernandes, Rodrigo Castro, Sara Silva, e Tomé Moreira, pelo excelente trabalho desempenhado, antes e durante o encontro. É de salientar o papel fundamental da ex-aluna Maria João Silva desde o início da organização do evento. Deixamos, também, um muito obrigado especial à D. Carla Sá e à D. Eva Araújo que foram excecionais em todo o apoio prestado.
Em tempo de agradecimentos, não podemos esquecer a colaboração da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, que nos abriu as portas do seu Salão Nobre, onde fomos recebidos com toda a gentileza pela Senhora Vereadora Fátima Moreira.
Uma palavra ainda para os professores António Machiavelo, Óscar Felgueiras e Rita Gaio da Faculdade de Ciências do Porto que connosco colaboraram, abrilhantando assim a componente científica do encontro.
Agradecemos, por último, todo o apoio prestado pelos professores, Célia Gonçalves, Elsa Fernandes, Manuela Lourenço, Manuel Joaquim Araújo, Ricardo Rodrigues, e Rosa Sousa. E um especial agradecimento à professora Paula Dias, por estar sempre presente e pronta a ajudar, em todos os momentos cruciais deste desafio.
Obrigado!!!
Os coordenadores do projeto,
Iva Azevedo, José Queirós e Rosa Carvalho