No dia 10 de dezembro, no nosso agrupamento comemorou-se o Dia Internacional dos Direitos Humanos e os 73 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, adotada em 1948 pela Organização das Nações Unidas (ONU).
A Declaração Universal dos Direitos Humanos é um documento que enumera os direitos humanos básicos que qualquer ser humano tem e que lhe deveria assegurar o desenvolvimento de uma vida digna.
No âmbito do DAC “Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável” da Agenda 2030 da ONU, os alunos do 6º ano realizaram algumas atividades para relembrar a importância de conhecermos, respeitarmos, lutarmos e defendermos os direitos que são de todos.
No decorrer do período, os alunos realizaram um vídeo que conduz à reflexão sobre os direitos humanos, que foi disponibilizado para que todas as turmas, orientadas pelos seus professores, pudessem aceder visualizar, refletir, discutir e sensibilizar-se para agir em prole desta causa que é de todos.
No dia 10 de dezembro, na EB do Ave, os alunos apelaram à participação de todos num mural alusivo aos Direitos Humanos e realizaram algumas entrevistas de forma a recolherem algumas perceções da comunidade educativa sobre o tema.
Os alunos têm-se mobilizado para promoverem a reflexão sobre as nossas atitudes e práticas quotidianas, sempre com o intuito de consciencializar sobre a importância dos Direitos Humanos, da entreajuda, do respeito, da empatia e de lutar contra a discriminação, porque queremos um futuro justo e com esperança.
Artigo 1° - Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade.
Catarina Lopes, Anabela Vieira, Cecília Cardoso, Ramiro Romão.