segunda-feira, 27 de dezembro de 2021

ECO-ATITUDES - Concurso.


 
FESTAS MUITO FELIZES E  RESPONSÁVEIS…

   Durante a Semana Europeia de Prevenção de Resíduos (SEPR), este ano dedicada às COMUNIDADES CIRCULARES, a comunidade esforçou-se por aumentar Eco-Atitudes e fez o registo fotográfico de algumas ações: sozinho ou acompanhado da família e/ou dos colega, amigos…

Nem imaginam a quantidade de fotografias relativas ao Concurso ECO-ATITUDES… que chegou ao email ecoescolastaide@aepl.edu.pt, mas, muito mais importante, foi ver e sentir que, ao longo do início da Semana, houve uma preocupação acrescida em agir de acordo com o ECO-CÓDIGO da nossa Escola… Por quase todo e a todo o momento se ouvia, via, cheirava e sentia… Ser ECO é que está a dar… (e ajuda a ajudar!...)



   Todos os participantes tiveram um pequeno brinde de participação, enquanto elementos da nossa comunidade, e as 3 fotos das ECO-ATITUDES mais “AMIGAS” da nossa COMUNIDADE CIRCULAR e, claro, do PLANETA, tiveram direito a um PRÉMIO!!! Tendo em conta o elevado número de participantes e a qualidade das ações/fotos dinamizadas, não puderam ser esquecidas todas aquelas que foram realizadas pelo pessoal docente, pessoal não docente, discentes,.. por todos os que têm dado o seu melhor ao longo dos anos no âmbito da Educação Ambiental e para a Sustentabilidade.



   A entrega dos brindes / prémios…, estava prevista para o dia 26 de novembro, no entanto, pelas razões anteriormente referidas foi adiada para a Cerimónia do dia 9 de dezembro 2021, um DIA MUITO ESPECIAL com o MELHOR TREINADOR DE FUTSAL DO MUNDO,… o DIA DOS ECO-CLUBES: Clube da Floresta Pinheiro e do Programa Eco-Escolas da nossa ESCOLA, que, este ANO, apesar de diversos condicionalismos, foi realmente EXCECIONAL!!!



   Têm sido imensas as atividades dinamizadas desde o início do ano, todavia não tem sido fácil reunir o valor necessário para o “Guarda-chuva/Guarda-sol” para uma das mesas de exterior da nossa Escola, mas continuamos a tentar encontrar uma solução para proteger, de melhor forma possível, todos quantos gostam de passar parte do seu tempo no espaço exterior da Escola... Um agradecimento muito especial a todos quantos têm participaram, de forma mais ou menos direta, nas nossas Feirinhas/Ajudas”! Durante o ano, esperamos conseguir abrigar mais “Eco-elementos”, mas, para isso, contamos com o contributo da comunidade escolar e até educativa.

   Durante qualquer semana, mês,… e, especialmente, HOJE e SEMPRE,… verão e sentirão que os “SORRISOS” tornar-se-ão + ECO e + SOLIDÁRIOS!!!

Juntos conseguiremos que a nossa Eco-Escola seja (continue a ser) uma verdadeira Eco-Escola!

   Não nos cansaremos de repetir… na Escola em qualquer lugar… Ser ECO é que está a dar...(e ajuda a ajudar!...)

   Não se esqueçam que a “revolta dos resíduos”,… que acontececeu há uns dias na nossa Escola, foi um exemplo do que, um dia, pode não ter “remédio”,… pode deixar que os nossos olhos não vejam os enfeites de Natal,…; que o cheiro agradável não volte mais,…; que as histórias/canções de Natal sejam substituídas por ruídos agressivos,… e que nunca mais consigamos tocar quem gostaríamos de abraçar nem no que pretendíamos dar/oferecer…

Um Natal feliz e muito responsável para que todos possamos realmente viver um verdadeiro Natal junto daqueles que nos querem muito e a quem queremos imenso!!!

Equipa Eco-Clubes: C.F. Pinheiro Vivo e Programa Eco-Escolas