terça-feira, 14 de dezembro de 2021

Oficina de escrita

Duma das turmas do professor José Ramos, chegou-nos mais um produto da oficina de escrita.

 

A TERRÍVEL PANDEMIA

 

A pandemia, provocada pela COVID19, marcou as nossas vidas nos últimos tempos e ficará nas nossas memórias para sempre.

Perdemos pessoas de quem gostávamos, deixamos de fazer coisas que estávamos habituados a fazer, deixamos de poder abraçar os nossos amigos e familiares. Os casamentos e festas foram adiados, férias em família não aconteceram, os estádios foram fechados ao público, as salas de espetáculos ficaram vazias e os jovens deixaram de sair à noite. Ficamos fechados em casa, sem poder brincar na rua, ir à escola…. Muitas pessoas perderam os seus empregos.

Ficamos sem a vida que tínhamos. A nossa nova vida teve de ser adaptada a esta nova realidade.

Mas como tudo o que é mau tem um lado positivo, a pandemia não foge à regra.

A principal lição que todos tiramos deste momento mau das nossas vidas é que aprendemos a valorizar mais as pequenas coisas. Acho que até passamos a gostar de coisas que nem ligávamos.

Ir à escola tinha muitas vezes momentos de sacrifício, mas depois de estar em casa, com aulas online, percebemos que nada se compara a estar na escola, junto dos professores e dos colegas. Comemorar um ‘’simples’’ aniversário de alguém passou a ter um valor especial.

Passamos mais tempo com os que vivem connosco, voltamos a jogar cartas e jogos de tabuleiro! Os pais têm mais tempo para os seus filhos.

Também as novas tecnologias tiveram um papel importante, graças a elas conseguimos manter o contacto com a escola e com aqueles de quem gostamos. Podemos jogar com os nossos amigos, falar com eles e ‘’matar’’ as saudades. Através das redes sociais, muitas pessoas encontraram o seu talento e vocação e melhoraram as suas vidas.

Esperamos que tudo volte rapidamente ao normal e que as lições que tiramos se reflitam nas nossas vidas.

 

José Guilherme Moreira Baptista e Sousa  8ºB