sexta-feira, 18 de fevereiro de 2022

Erasmus+Me.We - Sustainable me. Sustainable we

 

Terceiro Dia

Da Póvoa de Lanhoso a Melgaço

Começámos o dia com uma longa e animada viagem até Melgaço. Ao longo da viagem, parámos uma vez para esticar as pernas e vermos a cidade fantasma em Aceredo.

Como a viagem foi longa, como referido anteriormente, ao chegarmos ao local fizemos uma pequena caminhada até ao sítio onde íamos todos almoçar. O almoço foi, de certa maneira, engraçado pois muitos dos estrangeiros não conheciam as nossas comidas e tentavam comer de tudo um pouco para experimentar tudo o que podiam. Depois do almoço, fomos de novo para o autocarro e seguimos diretos para a Porta de Lamas de Mouro, onde ouvimos uma palestra sobre o turismo sustentável e sobre as áreas protegidas em Portugal. De seguida, fomos divididos em dois grupos, e dirigimo-nos a uma das oficinas para ouvirmos uma explicação acerca de um mapa 3D da região.

Ao terminarmos, os grupos trocaram de sítio e visitámos o último espaço do dia. Aí estivemos a falar sobre os animais e plantas presentes no Parque Nacional da Peneda Gerês, nomeadamente, como distinguir um lobo ibérico de um lobo “normal” e perceber qual a diferença entre as hastes de um veado, corço, gamo. No fim, fizemos alguns jogos interativos sobre o tema.

E o dia terminou com a viagem de autocarro de regresso à Póvoa de Lanhoso.


                                                                                                                              Alunos do 12.º D

 

O percurso até Melgaço

Embora, a chuva tentasse impedir o previsto -  uma caminhada pelo turismo sustentável - o facto é que não impediu que os alunos caminhassem pelo conhecimento. 

Assim, o terceiro dia do projeto: "Sustainable Me, Sustainable We" contou com uma visita ao único parque nacional em Portugal. 

A viagem foi realizada de autocarro e durante o percurso parámos para fins turísticos na aldeia espanhola de Aceredo, a qual foi descoberta no ano de 1992, depois de ter estado por baixo de água durante muito tempo.  

A hora de almoço foi passada em Castro Laboreiro. Logo a seguir foi retomado o percurso inicial e dirigimo-nos para uma das cinco entradas do Parque Nacional Peneda-Gerês, onde fomos recebidos por membros locais e assistimos a uma palestra orientada para o turismo sustentável.

Em grupos, caminhámos à descoberta daquela que é uma das primeiras áreas protegidas do nosso país. 

A visita ao icástico Gerês não podia ter corrido melhor. Foi pontuada com sorrisos de apreço e deixou-nos com um gostinho daquilo que pode e deve ser o futuro do nosso grandioso país, pois o turismo sustentável potencia o equilíbrio entre a o ser Humano e a Natureza.

 

                                                                                                                                 

                                                                                                                                       Alunos 12. °E