terça-feira, 29 de março de 2022

TABU

Projeto TABU: “Primeiro estranha-se e depois entranha-se

    As palavras de Fernando Pessoa para caraterizar a reação dos alunos das quatro turmas de décimo ano (científico-humanístico e profissional) que, durante o dia de segunda feira, 28 de março, estiveram presentes nas sessões levadas a cabo por quatro atores da A.N.T.I., no auditório da ESPL. Estas sessões pontuais aconteceram no âmbito do Projeto TABU, uma parceria com a CIM do Ave e em articulação com o domínio Saúde da Estratégia de Educação para a Cidadania do nosso agrupamento.

    Eu não era muito popular na escola”... as palavras do Diogo para dar voz ao José, nome fictício de uma vítima de violência doméstica que se tornou agressor num caso de violência no namoro. Os atores calçaram os sapatos de vítimas reais e, através da dramatização, levaram os nossos alunos a refletirem sobre o Bullying, o Cyberbullying ou outras formas de violência que a indiferença ou a ânsia da aceitação no grupo provocam na vida de muitos jovens. Os risos, num primeiro momento, deram lugar ao silêncio, ao nervosismo camuflado de quem reconhecia ali experiências vivenciais e depois à conversa acerca de casos conhecidos ou à reflexão e opinião sobre situações reais apresentadas. Estas serviram como alerta para o repensar de atitudes ou mesmo, quem sabe, de denúncia e de resolução de situações que de forma, escondida, perturbam o desenvolvimento saudável de muitos dos nossos jovens.

    Um bem-haja aos atores! Na quinta feira teremos mais para as restantes turmas do décimo ano!

 


                                                                                                           Professora Paula Dias

 

Dia Mundial da Árvore

 


    Para assinalar o dia Mundial da Árvore, no dia 22 de março, os alunos do 7.º D, pertencentes ao Conselho Eco-Escolas, plantaram Carvalhos Alvarinho e um Loureiro no recinto da Escola. Sensibilizar para a importância da preservação das árvores, tanto ao nível do equilíbrio ambiental e ecológico  como da própria qualidade de vida dos cidadãos.

 

 


                                                                                              A Equipa Eco-Escolas da ESPL

segunda-feira, 28 de março de 2022

Dia Mundial da Poesia, Dia Mundial da Árvore e Dia Mundial da Água

 

Um dia diferente

No dia vinte e dois de março, no período da manhã, no espaço coberto da escola, os alunos do 1.º ciclo da EB do Ave juntaram-se para celebrar o Dia Mundial da Poesia, o Dia Mundial da Árvore e o Dia Mundial da Água.

A atividade teve início com a música “Primavera de Vivaldi” e com a professora Ana a ler um poema da obra “As árvores felizmente são grandes”.

De seguida, cada turma declamou ou leu um poema de um poeta português. A minha turma, o 4.º C, declamou o poema “Boa noite passarinho”, de Matilde Rosa Araújo. Pessoalmente, gostei muito deste momento partilhado com os meus amigos! Também gostei bastante do “Poema em P” apresentado pela turma da minha prima Joana, (2º B), que nos fez recordar o conflito que existe na Ucrânia…

Para terminar esta atividade, cantámos todos juntos “Planeta Azul” e “Uma árvore plantar”. Foi muito divertido!

Para terminar a manhã, cada turma plantou uma árvore de fruto na Horta Pedagógica da nossa escola. A minha turma plantou uma ameixieira, pois todos gostamos de ameixas! Espero um dia poder comer uma ameixa da “nossa árvore”, mas para isso acontecer, dela temos que cuidar!

Gostei muito destas atividades, foram bastante interessantes e divertidas e alertaram-nos para problemas importantes.

Adorei plantar uma árvore e declamar um poema, mas o que mais gostei foi “ganhar” uma árvore para a minha turma cuidar!

Se o planeta queres preservar, planta árvores para respirar!

 

Maria Leonor Rocha Henriques, 4.ºC

sexta-feira, 25 de março de 2022

É tempo de primavera

 

Primavera

 

Flores de muitas cores

Para descobrir

Quando o sol surgir

Vão todas florir

 

As flores já nasceram

São de muitas cores

Cheiros no ar

Que todos vão amar

 

O perfume está no ar

Para festejar

Mil e uma cores vou pintar

Cantar e dançar

 

O sol está no ar

Todos vão correr

A alegria está no ar

E as crianças a brincar

 

Depois de chegar

Os passarinhos vão fazer

Seus ninhos fofinhos

Para os seus filhinhos viver

 

Primavera, estação de encantar

Rainha das flores, apetece cantar!

Incrível primavera

Maravilhosa, primavera de muitas cores

Adoro a primavera!

Vão saltar, correr e dançar.

E quando descobrirem vão amar.

Reviver a experiência é de encantar

Adoro-a!

 

                                                        Alexandra Viegas, 4.ºC

 

 

                                                                      Matilde Martins, 4.ºC


Dia Mundial da Árvore e Dia Mundial da Água

A Escola Básica do Ave, mais uma vez, em articulação com diferentes grupos disciplinares, Projeto Eco- Escolas e Centro de Interpretação do Carvalho de Calvos dinamizou diversas atividades no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade.

No dia 21 de março, Dia Mundial da Árvore, os alunos do 4.ºano de escolaridade, das turmas A, B e C, participaram na poda e plantação de ervas aromáticas através de estaca, sob as orientações da Engª. Filipa Araújo. Os alunos tiveram a oportunidade de aprender a podar e plantar uma estaca e a saber todos os cuidados a ter posteriormente.

No dia 22 de março, comemorou-se o Dia Mundial da Água, os alunos participaram numa palestra de sensibilização sobre a importância da água para a vida, dirigida aos alunos do 5.ºano, das turmas A e B.

 

         

                                                                    A Equipa Eco-Escolas da Escola Básica do Ave