quinta-feira, 3 de março de 2022

Uma visita, duas opiniões

Visita de Estudo à cidade de Braga e ao Mosteiro de Tibães

No dia vinte e quatro de fevereiro, as turmas do oitavo ano, da escola Básica do Ave, realizaram uma visita estudo à cidade de “Braga” e ao “Mosteiro de Tibães”.

Esta atividade, dinamizada e planeada pela docente de Geografia, Paula Gabriela Pinto, contou com a colaboração dos professores das disciplinas de História e Português, ofereceu a todos os alunos, momentos de aprendizagem substantivos e diferenciados, permitindo-lhes solidificar saberes, desfrutar e apreciar o património natural e histórico da nossa região.

A nossa visita iniciou-se com o encontro dos alunos das duas turmas do oitavo ano, junto ao portão da escola. Às oito horas e quarenta e cinco minutos, saímos em direção ao Mosteiro de Tibães, onde chegamos por volta da nove horas e quarenta e cinco minutos.

A visita ao mosteiro iniciou-se às dez horas e os alunos foram repartidos por dois grupos, ou seja, cada turma formou um grupo e a orientação da nossa visita fez um percurso inverso ao da turma B.

Iniciada a visita, um membro da Equipa Pedagógica do Mosteiro, numa comunicação simples e informal, mostrou, num primeiro momento, o espaço envolvente, onde sobressaía a beleza natural, elencando mesmo variedades de árvores e de animais, bem como o trabalho que estava a ser feito na sua manutenção; no segundo momento, a visita centrou-se no interior do mosteiro, onde sobressaiu o espaço histórico e, no final, ainda tivemos a oportunidade de ver uma exposição sobre a obra do artista André Soares.

Terminada a visita ao Mosteiro de Tibães, seguiu-se a pausa para o almoço no espaço comercial “Nova Arcada”.

De tarde, continuamos a visita com um percurso pedonal à cidade de Braga, sob a orientação dos professores, o que nos permitiu sinalizar a riqueza do seu património arquitetónico, desde igrejas, palacetes, praças e jardins, tornando-a numa das cidades mais belas de Portugal.

Esta visita de estudo foi, sem dúvida, uma mais-valia na compreensão e assimilação das matérias das disciplinas envolvidas, nomeadamente, na exploração da fauna e flora que envolve o Mosteiro, no conhecimento da cidade, na compreensão de alguns estilos de arte e na exposição, quer oral, quer escrita, desses temas curriculares.

8.º Ano – Turma A

Visita de Estudo à cidade de Braga e ao Mosteiro de Tibães

Os alunos do oitavo ano da Escola Básica do Ave, no dia vinte e quatro de fevereiro, realizaram uma visita estudo ao “Mosteiro de S. Martinho de Tibães” e à cidade de “Braga”.

A organização e a preparação da visita foi da responsabilidade da professora de Geografia, Paula Gabriela Pinto, e contou com a colaboração dos professores das disciplinas de História e Português.

Saímos da escola, por volta das nove horas da manhã, e dirigimo-nos para a localidade de Mire de Tibães, onde chegamos perto das dez horas.

Antes de iniciarmos a visita, por ordem dos responsáveis pedagógicos, dividimos os alunos em dois grupos, ou seja, a visita foi feita por turma e teve ‘percursos inversos: a turma A começou pela zona envolvente ao mosteiro e a nossa turma iniciou a visita pelo seu interior.

A nossa visita foi orientada pela Cláudia, Técnica do Ministério da Cultua, a qual começou por nos dar uma perspetiva histórica sobre o Mosteiro Beneditino de S. Martinho de Tibães, desde a sua origem, a sua função social e administrativa, bem como as várias transformações que foi sofrendo ao longo do tempo.

Após a visita ao interior do mosteiro, passamos para o espaço rural que o envolve. Trata-se, sem dúvida, de local aprazível e de dimensões consideráveis, com recantos e lugares propícios à meditação e ao recolhimento.

Na parte final, tivemos a oportunidade de ver uma exposição, onde foram expostas uma série de fotografias com obras de André Soares, espalhadas por diversos locais do Minho.

Cumprido o programa da manhã, entramos no autocarro e dirigimo-nos para o centro comercial “Nova Arcada”, onde almoçamos.

Às catorze horas e quinze minutos, iniciamos o programa da tarde, o qual constou de uma passeio pedestre por alguns locais emblemáticos da cidade de Braga, tais como, Avenida Central, Arcada da Lapa, Avenida da Liberdade, Teatro circo, Palácio do Raio, igreja de Santa Cruz, de S. Marços, de S. Pedro e S. Paulo, Capela da Nossa Senhora da Torre, Sé, Arco da Porta Nova, Largo do Paço, Praça do Município, Jardim de Santa Bárbara e Campo da Vinha.

Às dezasseis horas, regressamos à escola.

Todos os participantes na visita ficaram contentes e satisfeitos, uma vez que esta “aula ao ar livre” lhes proporcionou conhecer melhor das maravilhas da magnífica cidade de Braga.