O Dia Mundial da Abelha foi estabelecido pela ONU em dezembro de 2017 e é comemorado no dia 20 de maio.
O dia escolhido foi uma homenagem ao esloveno Anton Jansa, nascido em 1734 e considerado o pioneiro da apicultura moderna.
O Projeto “Bee Live” associa-se a este evento através da divulgação de algumas curiosidades, com o objetivo de sensibilizar a comunidade escolar para a importância da ação dos polinizadores para a alimentação e saúde.
As Nações Unidas estimam que 90% de plantas com flor dependem de alguma forma da polinização animal. As abelhas permitem que diferentes plantas se reproduzam, incluindo aquelas que podem ser usadas como alimentos.
As abelhas também contribuem para a produção de medicamentos e biocombustíveis. Elas têm um papel fundamental na produção de fibras, nomeadamente nas culturas do algodão e do linho, para além da obtenção de materiais de construção.
A saber:
Deixamos aqui uma pequena sugestão - “Como ajudar as abelhas nos meses de verão”.
No decurso dos meses de verão, em virtude de haver menos flores e outras fontes de alimento, e porque a água também é escassa, muitas abelhas morrem afogadas, enquanto tentam beber água das piscinas ou lagos.
Rale uma maçã e adicione um pouco de água a uma tigela. As abelhas poderão obter assim os açúcares da fruta e beber a água e não se afogar, pois podem ficar em cima dos pedaços da fruta.
As nossas populações de abelhas estão ameaçadas, vamos dar todo o apoio que pudermos.
O coordenador do projeto "Bee Live"
Ricardo Rodrigues