terça-feira, 24 de maio de 2022

“Intercultura – AFS Portugal” na Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso

  Ao abrigo do programa “Intercultura – AFS Portugal”, o jovem Juan Mendoza integrou a turma E, do 12.º ano, na Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso.

No âmbito da disciplina de Português desenvolveu múltiplas atividades e ultimamente elaborou um conto que ilustrou com fotografias suas, tanto do concelho da Póvoa como da República Dominicana. Vale a pena espreitar o conto que  nos mostra a sua sensibilidade e a sua vivência : https://pt.calameo.com/read/0070121127deaabcfeae6

Fica também o registo do que foi a sua experiência ao longo deste ano letivo.

Sendo um estudante de intercâmbio, a minha atitude e os meus propósitos eram diferentes aos dos meus colegas, mas não de uma maneira negativa. Eu preocupava-me pela minha aprendizagem independentemente de uma possível nota que eu pudesse receber. Eu era mais que um estudante mas, era um participante. Nunca tive a preocupação de ser o melhor ou de ter notas excelentes, como tinha na República Dominicana, o que me permitiu aprender mais tranquilamente.

As aulas de português foram as mais proveitosas e frutíferas para mim. Um dos meus maiores objetivos neste ano era ser capaz de falar e escrever português, para mim fazia sentido priorizar estas aulas sobre as outras.

Participar e interagir com a minha professora e os meus colegas, dando as minhas opiniões e fazendo comentários sobre o conteúdo das aulas foi pouco a pouco uma das maneiras mais efetivas de melhorar a minha fluidez e coerência quando falava este novo idioma. 

A minha atividade favorita, sem dúvida alguma, foi a interpretação dos poemas de Fernando Pessoa. Às vezes, concordava com as suas metáforas, mas o seu pessimismo chocava um bocado com a minha maneira de ver as coisas. Como amante mesmo da poesia também foi interessante analisar os seus heterónimos e distinguir as características literárias de todos eles.

Gostei de ser capaz de apreciar a minha evolução. No princípio, para mim o tradutor era imprescindível quando tinha que escrever. Às vezes, precisava dele também quando estava a falar. Agora sou capaz de escrever textos corretamente (com alguns erros, falta-me muito para aprender) sem precisar de nada ou ninguém.

Fico muito feliz e satisfeito com o tempo que estive  aqui. Ajudou-me muito. Desde o primeiro segundo que entrei pela porta, senti-me muito incluído na minha turma. Nunca tive medo nenhum de fazer perguntas. E agora os amigos que fiz aqui são os meus irmãos que a vida me ofereceu.

                                                                                                                                Juan Mendoza