Trabalhos realizados no âmbito da disciplina de Geografia, na turma do 10 º F, da professora Anabela Dalot.
Na passada sexta-feira, dia 22 de abril, celebrou-se o Dia Internacional da Mãe Terra, que tem como objetivo conscientizar a população sobre a proteção ambiental e reconhecer a preocupação com o clima global, que é uma das maiores ameaças à existência de vida no planeta. Tendo-se estreado em 1970, o dia da Terra fez agora a sua 52 ª celebração. Porém, as emissões de gases de efeito de estufa e o perigo das alterações climáticas nem sequer estavam no horizonte, quando as pessoas marcharam nas ruas naquele desse já distante 22 de abril.
Atualmente, experiencia-se, além de uma crise da biodiversidade, outra resultante da utilização do plástico e a realidade de um mundo cada vez mais povoado, onde uma parte da humanidade consome produtos em excesso e a outra percorre quilómetros para conseguir obter um balde de água. Nós, como indivíduos, temos o poder simples, mas eficaz, de fazer com que as nossas vozes sejam ouvidas por meio das nossas escolhas. O que cada um de nós faz e como o fazemos tem um enorme efeito nos nossos ecossistemas.
A menos que as empresas ajam agora, as mudanças climáticas prejudicarão cada vez mais as economias, aumentarão a escassez, drenarão lucros e perspectivas de emprego e afetarão a todos nós, a sustentabilidade é o caminho para a prosperidade!
Cada um de nós precisa de uma Terra saudável para sustentar os nossos empregos, meios de subsistência, saúde e sobrevivência e felicidade. Um planeta saudável não é uma opção – é uma necessidade.
INVISTA EM NOSSO PLANETA!
Eu acho que o dia da Terra é essencial para nos lembrar que o nosso planeta precisa cada vez mais de atenção e cuidados, já que os níveis de poluição estão a aumentar, os mares estão cheios de plástico, o clima está descontrolado e as florestas ardem, e mesmo assim existem governos que não implementam regras e leis que ajudem isto a melhorar.
Acho que este dia deveria ser mais comemorado e lembrado nas escolas, alertando as crianças que a necessidade de o planeta ser preservado. Este dia também pode servir para uma reflexão sobre aquilo que já fizemos para ajudar o nosso planeta a melhorar. No final, que este dia sirva para celebrar, mas também para estarmos atentos às condições em que o mundo se encontra e, no fundo, para nos consciencializarmos de que temos de mudar isto.
Rodrigo Oliveira (10º F)
No dia 22 de abril, sexta-feira passada, foi o dia da Terra.
Por que razão se comemora este dia? Para percebemos o porquê, temos que entender quando surgiu, quem o criou e com que propósito?
As comemorações do Dia da Terra tiveram lugar, pela primeira vez, nos Estados Unidos, no dia 22 de abril de 1970, e foram promovidas pelo senador Gaylord Nelson. Este organizou um fórum ambiental que envolveu cerca de 20 milhões de participantes. Gaylord Nelson foi um político e ambientalista americano de Wisconsin, que assumiu as funções de senador e governador nos Estados Unidos. Era membro do Partido Democrata, lançou uma nova onda de ativismo ambiental, ao lançar a ideia de se realizar «O Dia da Terra».
O Dia da Terra, cuja finalidade é criar uma consciência comum sobre os problemas da contaminação, conservação da biodiversidade e outras preocupações ambientais, para proteger a Terra. Assim sendo, o Dia da Terra serve para nos relembrar que temos que pensar nas nossas ações diárias que afetam e prejudicam o planeta.
Rodrigo Costa e Rodrigo
Geadas (11º F)