E porque as palavras vivem para lá dos livros, para lá dos muros da escola, os alunos das turmas do 10.º ano da Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso, na tarde do dia 9 de maio, tiveram a oportunidade de ir ao teatro. O Cine Fórum dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso foi o palco da representação de uma das mais emblemáticas peças de Gil Vicente – a “Farsa de Inês Pereira”.
Foi, certamente, uma forma de desenvolver a educação literária, aprofundando a leitura e a apreciação estética de uma das mais representativas obras do teatro vicentino e da literatura portuguesa do séc. XVI. Não terá deixado de ser, igualmente, um momento propício para estimular a sensibilidade estética e artística, bem como o pensamento crítico e criativo, enquanto áreas de competência do perfil dos alunos.
No final, ainda houve tempo para um breve diálogo ou momento de partilha entre os atores, professores e alunos, sobre o espetáculo em si e o Teatro no seu todo, ocasião propícia para relembrar algumas das problemáticas intemporais que são abordadas na obra e que são temas sempre inerentes a uma verdadeira educação para a cidadania: a liberdade de expressão, a liberdade de movimento, a liberdade no casamento, a (in)fidelidade, o papel da mulher na sociedade, a violência doméstica…
Glosando o tema lançado, em jeito de desafio, a Mestre Gil, como mote desta obra, tendo em conta as reações dos alunos durante toda a representação, bem estampadas no regozijo que evidenciaram no final, poderia dizer-se: “Mais quero espetáculo que me eduque, que atividade que me enfade”!
José Gonçalves Viegas