terça-feira, 28 de junho de 2022

Projeto “Companhia das Cartas”

 

O Projeto “Companhia das Cartas”, que se iniciou no ano letivo anterior e teve continuidade este ano, permitiu que alguns de nós, alunos do 4ºA, trocássemos cartas com idosos do Centro Social e Paroquial de Taíde.
Começámos por escrever uma carta, onde cada um falou um pouco de si, dos gostos, da relação com a família e a escola e fizemos perguntas à pessoa que iria receber a carta.
As cartas recebidas foram muito interessantes, pois todos os idosos referiram a idade, de onde eram, que profissão tiveram ao longo da vida, algumas das suas vivências, o que originou a ida para o lar, responderam a algumas curiosidades nossas e ainda sublinharam ter ficado muito felizes com as nossas cartas.
No dia 14 de junho, com todos os cuidados de segurança, tivemos a possibilidade de realizar uma visita ao lar e finalmente conhecer as pessoas com quem trocámos as cartas. Levamos-lhes uma recordação simbólica de forma a agradecer todo o carinho que fomos sentindo nas suas cartas e pela amabilidade de nos receberem na sua casa. Este encontro foi muito especial para nós pelo carinho e simpatia com que nos trataram. 
Nesta visita ouvimos algumas palavras muito sábias que levaremos para sempre no coração, em particular este grande conselho: “devemos sempre dar amor a quem mais precisa, pois quem não tem amor é quem mais precisa de o receber”.
Foi sem dúvida uma experiência única que nos deixou muito sensibilizados para a importância de respeitarmos todas as pessoas e de fazermos companhia a quem mais precisa.

 Andreia Pereira, Daniela Matos, Fernando Ribeiro, Leonor Oliveira, Leonor Novo, Matilde Oliveira, Salvador Fernandes - 4ºA