Engenheiras por um dia
Sob o olhar de Eduarda Almeida
Na
passada quinta-feira, dia 4 de maio, as turmas:10.ºA e 10.ºB tiveram a grande
oportunidade de se tornarem engenheiras
por um dia, no Centro Cultural de Viana do Castelo, acompanhados pelas
professoras Paula Leite e Manuela Teixeira.
Já no Centro Cultural de Viana, as turmas foram recebidas e organizadas por grupos, para que cada turma tivesse o devido e necessário tempo para presenciar pequenas palestras, de importantes companhias, das variadas saídas de engenharia, como por exemplo: Engenharia Civil, Engenharia Biomédica, Engenharia Química, entre muitas outras. Os alunos, sem dúvida, demonstraram uma grande disposição e curiosidade nas variadas estações percorridas, porém, o grande ponto de viragem debruçou-se sobre a companhia E-Redes e ainda no IPVC (Instituto Politécnico de Viana do Castelo). Na estação da E-Redes, assim como na do IPVC, antes de realizar qualquer tipo de atividade era-nos dada uma breve explicação e instruções sobre o que estávamos a visualizar para que, seguidamente, pudéssemos realizar a tarefa solicitada já com os “conhecimentos sabidos” sobre a determinada área. A presença na estação da E-Redes levou a que os alunos tivessem a possibilidade de aprender a ligar leds com a ajuda de materiais básicos, utilização de óculos VR e ainda perceber todo o mecanismo por trás de uma barragem. Já no IPVC cada aluno teve a oportunidade de medir a sua força ao chute ou atirar de uma bola através da ajuda de um velocímetro, trazendo um descomunal espírito de competição, mas ainda um saliente entretenimento para os participantes.
A ida ao Centro Cultural de Viana do Castelo foi certamente benéfica para todos os alunos para o seu percurso profissional e ainda se demonstrou uma gigantesca ocasião de lazer entre turmas, de forma a captar novos conhecimentos e ainda pô-los em prática de uma maneira inovadora.
...e de Afonso Filipe Fernandes
“Engenheiras
por um Dia” é o nome da atividade que levou 417 estudantes a participar na
iniciativa STEM Labs: Laboratórios de Engenharia e Tecnologia, a decorrer no
Centro Cultura de Viana do Castel, no dia 4 de maio, com o apoio da câmara
municipal de Viana do Castelo assinalando mais uma atividade no âmbito do
Dia Internacional das Raparigas nas TIC. Com 23 stands de diferentes empresas e
universidades, o objetivo deste evento era aproximar a comunidade escolar do
mercado de trabalho das áreas STEM.
Acompanhados
pela nossa professora de Filosofia, Paula Leite, a nossa turma juntamente com
outra turma do décimo ano, acompanhados pela professora Manuela Teixeira, fomos
convidados e participamos nesta iniciativa. Logo à entrada do Centro Cultural
de Viana de Castelo as diversas turmas foram divididas e distribuídas pelos
diferentes stands. Após a divisão e distribuição das inúmeras turmas, começaram
as atividades nos numerosos stands presentes. Contudo, as turmas no máximo
participaram nas atividades de 5 ou 6 stands. A turma do 10.ºB esteve presente
em stands que visavam diversas engenharias, tais como: engenharia biomédica,
física, ambiental, elétrica, industrial... Os stands que visitamos eram de
algumas empresas como a EDP, a OMEXOM, a Sotecnica, a Natixis, a Altice, a
Longo Plano e de algumas universidades como, por exemplo, o IPVC. A meio da
tarde foram realizadas algumas pausas para o almoço e para entrega do lanche da
tarde.
Os diferentes stands
tinham como principal objetivo aumentar a consciencialização e a participação
das raparigas para as oportunidades de carreiras em Tecnologias da Informação e
Comunicação (TIC) e Informática. Para isso, foram adotadas diferentes técnicas
por parte das empresas e universidades presentes, desde optar mais pela parte
prática tentando cativar mais os alunos para as áreas pretendidas ou mais em
tom de palestra mostrando os diversos trabalhos realizados ou até mesmo a
realização de jogos e oferecendo pequenas recompensas.
A meu ver, a
participação na iniciativa “STEM Labs: Laboratórios de Engenharia e Tecnologia”
permitiu a nós, alunos, ganhar uma perceção em relação às engenharias que penso
que a maioria de nós não possuía, ou seja, permitiu-nos ajudar a esclarecer
algumas dúvidas que temos em relação ao nosso futuro. Isto é, para alguns de
nós se calhar as engenharias a partir de agora, devido a esta atividade, podem
ser algo a ter em conta e que possamos seguir na universidade, contudo, para
outros pode ser completamente o contrário e não pertencer aos planos desse
estudante seguir qualquer tipo de engenharia.
Em forma de conclusão, penso que estas atividades deveriam ser realizadas mais frequentemente e que a nossa escola deveria apostar mais neste tipo de visitas de estudo, pois penso que nós, alunos, saímos a ganhar, pois obtemos conhecimentos que não são lecionados em sala de aula, mas que são extremamente importantes para o nosso futuro como pessoas.
Alunos do 10.ºB