sexta-feira, 3 de maio de 2024

Dia do Agrupamento

 Dia do Agrupamento - Os diferentes “saberes” tão singularmente expressos no logo do AEPL


A comemoração do Dia do Agrupamento ocorreu no pretérito dia trinta do mês findo. Esta iniciativa é promovida pelo Conselho Pedagógico e tem como objetivo principal envolver a comunidade escolar numa mostra do trabalho pedagógico desenvolvido ao longo do ano letivo.

Neste sentido, durante o dia 30 de abril, as aulas foram interrompidas e todos os alunos puderam, de forma planeada e devidamente acompanhados por um professor, percorrer as diferentes salas, nas quais comtemplavam os diferentes “saberes”, tão singularmente expressos no logo do AEPL.

Deste modo, foi-nos possível viajar pela literatura vendo excertos de “Os Maias”, pela História, através dum “brainstorming” e “Viajando pelo Mundo”, desde os tempos da arqueologia pré-histórica aos nossos dias, sem esquecer de debater as tão atuais temáticas da “Democracia e Liberdade”, tão omnipresentes na Exposição sobre o 25 de abril.

Não nos esquecemos de experimentar a matemática numa forma lúdica através dos “Jogos de Tabuleiros”, nem as ciências sociais no “Jogo da Glória”. Também pudemos vivenciar a dimensão física da educação através do “Boccia”, desporto tão querido dos nossos cidadãos portadores de deficiência.

Terminamos a nossa “Viagem” pelo mundo das tecnologias, tão imprescindíveis nos nossos dias, com a visita à “Mostra Pedagógica” dos alunos dos cursos profissionais de Informática e Multimédia, concluindo a jornada com uma Palestra/Divulgação das temáticas ligadas às aplicações informáticas, a qual contou com o testemunho presencial de dois ex-alunos do Agrupamento que frequentam o ensino superior.

No final do Dia, fiquei com a sensação de que esta iniciativa representa uma clara mais-valia para mostrar a “mundividência” d 'O nosso Agrupamento.

                                                                                                                      Patrícia Silva, 11.ºA

O logo aglomera um conjunto de símbolos que formam um “Coração do Minho”, homenageando uma das principais tradições da região, a arte da filigrana.
Cada símbolo, ou conjunto de símbolos, pretende aludir ao conhecimento e à educação.
O ᴓ faz referência ao vazio que o ensino pretende preencher. É formado pelo círculo, que simboliza a harmonia e a perfeição, usado como transferidor circular em geometria e navegação, e pela cadeia de ADN, que representa a base da vida. Este símbolo também representa um dos dígitos binários das ciências da computação.
O α e Ω, primeira e última letras do alfabeto grego, representam simbolicamente o princípio e o fim. Neste contexto, são os conhecimentos, as aprendizagens e vivências que o aluno adquire na escola na primeira fase da sua existência e que os vão acompanhar para o resto da vida. As letras gregas são também frequentemente usadas em vários domínios do conhecimento para representar grandezas e constantes. Ambos formam o ∞ que representa o limite para o conhecimento: o infinito.
O π, para além da sua forma que se adequa harmoniosamente à composição gráfica do coração, é o “embaixador” da Matemática.
O “Coração” é completado pelo abecedário latino, ou seja, a escrita sem a qual o conhecimento não poderia ser transmitido.

(Projeto Educativo AEPL)