Na passada segunda-feira, 29 de abril, tivemos o privilégio de comparecer na cerimónia de entrega de diplomas de excelência, mérito e valor a alunos que demonstraram bom desempenho académico e ações merecedoras dos mesmos. A cerimónia ficou marcada também por momentos dedicados à celebração dos 50 anos do 25 de abril, nos quais vivenciamos as atuações de Fábio Silva, que interpretou as músicas “Grândola Vila Morena” e “O que faz falta” ambas de Zeca Afonso, e a leitura expressiva de dois poemas relacionados à tão importante data que é o dia da liberdade. Isto trouxe à cerimónia momentos mais interativos e mais leves.
Passando agora ao momento de especial reconhecimento do esforço, dedicação, empenho, solidariedade e moralidade dos alunos, o momento dedicado à entrega dos diplomas. Um momento, sem dúvida, especial e único no qual vimos o nosso percurso académico ser agraciado e valorizado. Para nós, alunos, não há nada tão gratificante e motivador como ver o nosso trabalho árduo ser apreciado e remunerado, tanto pelos professores como pelos Senhores Vereadores e o Senhor Presidente da Câmara presentes na ocasião. Contudo, apesar de estarmos extremamente gratos pela organização deste evento, há que apontar certos pontos menos bons que podem ser retificados futuramente. A ausência de inúmeros alunos, por exemplo, retira algum prestígio à celebração. Para além disso, vimos alguns alunos a abandonar a cerimónia mais cedo do que previsto, afetando o clima alegre presente no dia. Para tentar que o mesmo não aconteça, sugerimos que a cerimónia seja realizada mais cedo no ano letivo, se for possível, assim como uma maior sensibilização aos alunos da importância de cerimónia.
Em suma, queríamos agradecer profundamente a toda a organização do evento, a todos os presentes envolvidos, aos vários professores presentes, assim como aos Senhores Vereadores, ao Senhor Presidente da Câmara e ao Senhor Diretor.
Afonso Dinis, Afonso Filipe, Alexandre Fernandes,
Filipe Nogueira, João Silva, Rúben Amorim, 11.ºB