quarta-feira, 3 de julho de 2024

Recordar Madrid

O tempo passa a voar quando aproveitamos bem cada segundo daquilo que fazemos e é exatamente essa a sensação que fica para todos os alunos de 10.º e 11.º anos de EMRC que partiram em direção a Madrid na interrupção letiva da Páscoa, onde realizaram várias atividades e visitas.

No dia 2 de abril, a chegada a Madrid foi surpreendente para todos, visto que fomos confrontados com uma realidade diferente, devido a fatores como o movimento frenético das ruas, a língua, os monumentos e a própria beleza da cidade. A nossa guia turística para essa tarde apresentou-nos a história do seu país e também monumentos e museus a visitar, tanto de forma panorâmica (de autocarro) como de forma pedestre, e recomendou-nos ainda formas de preenchermos o tempo disponível que tínhamos em Madrid.

Depois de um dia ocupado, divertido e cansativo, seguimos todos para o hotel, onde alunos e professores se puderam acomodar nos respetivos quartos para os dias seguintes.

Estávamos de férias, mas nem por isso ficamos a dormir na manhã seguinte. Pusemo-nos a pé cedo: o pequeno-almoço foi servido às 07h15. Logo pela manhã, preparámo-nos para o que seria, para muitos, o melhor local visitado nesta viagem: o museu e o estádio do Real Madrid. Depois da viagem de autocarro até ao local, foi esplêndido ver a dimensão do estádio de perto. Iniciou-se a visita ao museu, onde conseguimos perceber como funcionam as infraestruturas deste clube e vimos várias salas de troféus conquistados pelo Real Madrid ao longo destes anos. O museu surpreendeu-nos, pois os troféus conquistados pulsavam vida. Finalmente, conhecemos o interior do estádio Santiago Barnabéu e aí conseguimos percecionar ainda melhor a grandiosidade da infraestrutura e as suas dimensões. Fomos confrontados com um misto de sensações: felicidade, comoção, alegria e, lá no fundo, um pequeno desapontamento, pois o estádio não tinha relvado – encontrava-se “guardado”, em manutenção; mas essa pequena adversidade não conseguiu apagar todos os sentimentos positivos e a emoção que cada um de nós viveu.

Após o almoço, tivemos a possibilidade de passear pelo lindo parque de El Retiro, à espera da hora das visitas aos museus da tarde. Primeiro, visitamos o Museu de Cera, onde nos deparámos com figuras muito conhecidas por todos, desde o presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, ao Cristiano Ronaldo, passando pelo Papa Francisco e ainda pelo Pocoyo (desenho animado). Neste museu, as figuras de cera eram idênticas às pessoas reais. Seguimos posteriormente de forma pedestre até ao Museu do Prado e, quando entramos, fomos surpreendidos pelas mais diversas obras de arte (de uma esplêndida beleza) dos mais variados autores. Quando saímos deste museu, fomos a pé em direção à Plaza Mayor, de forma a podermos apreciar toda a beleza que a cidade nos oferecia. Lá pudemos conviver, comprar algumas lembranças e ainda aprender mais sobre a cultura e a história do país. Mais tarde voltamos ao hotel, por onde nos instalamos até ao dia seguinte.

No amanhecer do terceiro e último dia, após um período de descanso no hotel, partimos, por volta das 11h15, para visitar o Parque Warner. Este foi para alguns o auge da viagem: um parque de diversões com montanhas-russas (algumas atingem os 100 km/h em questão de segundos), restaurantes e outras diversões, onde as atividades apresentam vários níveis de intensidade e proporcionam momentos muito lúdicos. Passámos umas incríveis oito horas no parque, das 12h00 até às 20h00, onde pudemos usufruir de todas as montanhas-russas e atividades.

Quem não viveu este dia pode até pensar que foram umas longas oito horas, mas, para nós, pareceram passar apenas quatro! O tempo realmente passou a voar e não foram os segundos, mas sim os milésimos de segundos que foram aproveitados ao máximo!

Concluindo, na nossa opinião, estes foram três dias maravilhosos e bem aproveitados, apesar de sentirmos que passaram muito rápido. Consideramos que esta viagem foi uma das melhores viagens das nossas vidas e ficará eternamente nas nossas melhores memórias.

Estamos muito agradecidos aos professores que nos acompanharam, a professora Isabel, o diretor Ângelo e educadora social Catarina, e que fizeram com que este nosso sonho saísse do papel e se tornasse realidade.