sexta-feira, 20 de dezembro de 2024

Postais de Natal

As turmas P54, P55 e P57, no âmbito de Cidadania e de Educação para a saúde, levaram a cabo, durante as aulas de Português a criação de postais de natal para distribuir pelas instituições de idosos do concelho em que a turma P53 estiveram a estagiar.

A atividade teve como objetivo enviar postais de carinho e apoio aos idosos que se encontram em lares, muitos dos quais a viver momentos de fragilidade emocional e física.

Numa altura em que a solidão e a falta de interação social podem agravar o bem-estar psicológico, os postais foram uma forma de transmitir calor humano, empatia e incentivo. Ao receberem essas mensagens, pretendia-se que os  idosos se sentissem mais próximos da comunidade, sendo lembrados do seu valor e da importância que têm para todos à sua volta. 

Este gesto simples mas significativo visou proporcionar uma sensação de conforto e de pertença, contribuindo para a melhoria da saúde mental dos nossos idosos, neste período particularmente desafiador.

Agradecemos a colaboração de todos os que se empenharam em levar as Boas Festas!

Lara Rodrigues



Manhã muito animada e divertida!

Para terminar o período em grande, as crianças do Jardim de Infância de Taíde assistiram a uma sessão de cinema, com pipocas, no auditório da escola. Foi uma manhã muito animada e divertida!




As educadoras
Ana Paula Couto
Conceição Mendes 
Maria José Barros

Memórias de Erasmus - Itália em todos os sentidos

 Passar uma semana em Erasmus na Itália, e explorar locais como Casalpusterlengo (onde passámos maior parte do tempo) e visitas a Milão e Parma, foi uma experiência revigoradora que combinou aprendizagem, cultura e convivência. Esta vivência que combinou  metrópole (Milão), cidade histórica (Parma) e comunidade local (Casalpusterlengo) desvendou-nos muito sobre a diversidade cultural e o estilo de vida italiano. Foi, sem dúvida, uma oportunidade que nos fez crescer tanto pessoal quanto academicamente.

Casalpusterlengo, a pequena vila, que foi o nosso ponto de encontro diário e lar durante uma semana, foi surpreendente. Embora pequena, a vila tem um charme autêntico que prendeu os nossos corações. A rotina ali era tranquila, mas cheia de momentos significativos. Apesar de não ter a grandiosidade de cidades como Milão e Parma, foi aqui que tivemos um contato mais autêntico com a vida italiana.

Pensamos que o aspeto mais marcante foi a convivência com os nossos colegas de Erasmus e as interações com a comunidade. Estar num lugar menos turístico proporcionou-nos uma conexão mais profunda com a cultura italiana, desde as tradições familiares que nos  demonstraram, até às comidas, cujos sabores da Itália brilharam em cada prato. As atividades programadas pela organização Erasmus foram outro destaque, não só as atividades, mas também o carinho que tanto alunos, professor como as famílias tiveram connosco. Participámos em  workshops e atividades envolventes, todas programadas pela escola, e além disso tivemos ainda dinâmicas culturais, que se estenderam pela biblioteca de Casalpusterlengo, por monumentos e pelas redondezas da escola. Aprendemos muito sobre a história e as tradições de Casalpusterlengo, ficámos encantados com o local.

Milão é um contrasta com a serenidade de Casalpusterlengo. Milão vibra com modernidade, moda e história, e exala uma energia única.

Visitámos locais como o Museu da Scala. (A grandiosidade do lugar é impressionante. O ponto alto foi a oportunidade de espreitar o interior do teatro: uma simbiose de dourado e vermelho, com os camarotes alinhados). Apreciámos a beleza da Galleria Vittorio Emanuele II que podemos dizer que é um espetáculo por si só, e experimentámos o gelato artesanal da Amorino, que, por sinal, podemos confidenciar - pura magia.

A catedral de Milão ( Duomo) é absolutamente fenomenal. A fachada de mármore branco, repleta de detalhes e estátuas hipnotiza. Dentro, a dimensão é avassaladora: as colunas gigantescas, os vitrais coloridos, que filtram a luz, e o ambiente sagrado criam uma sensação de reverência.

O dia em Parma trouxe uma faceta totalmente diferente da Itália. Neste local, a história e a tradição gastronómica eram palpáveis ​​em cada esquina. A cidade tem um charme distinto, com ruas tranquilas, praças acolhedoras e edifícios históricos.

Vimos monumentos como Giuseppe Garibaldi e a Cattedrale di Parma, passámos pelas lojas locais onde em cada esquina era possível encontrar o famoso Parmigiano-Reggiano e terminámos com a rápida passagem pelo Teatro Regio. Em Parma, sentimos uma conexão profunda com as raízes culturais italianas, reforçando o quanto a gastronomia é uma parte essencial da identidade do país.

Podemos afirmar que esta semana de Erasmus na Itália foi mais do que uma simples viagem. Foi a oportunidade para vivermos uma cultura nova de diferentes ângulos e cada lugar trouxe-nos um pedaço distinto do mosaico que é a Itália.

O Erasmus também nos proporcionou algo ainda mais especial que no final pensámos que foi o que mais nos marcou: a troca de experiências com outros participantes e ainda  o carinho e o “acolhimento” que as famílias italianas tiveram connosco.

Foi incrível aprender com as diferenças culturais e percebermos como, apesar das diferenças, compartilhamos sonhos e objetivos comuns. A sensação de fazermos parte de algo maior.

Esta semana não foi só uma viagem mas também uma oportunidade de “crescermos”, aprender e criarmos memórias que docemente guardamos. A Itália com a sua diversidade e história, foi o lugar perfeito para nos relembrar que devemos arriscar e sair da nossa zona de conforto, explorar novos lugares e criar laços que ficam para toda a vida.

Esta semana passou rápido, mas de uma coisa temos a certeza: o tempo não diluirá a sua memória…

 Mariana Gonçalves e Rúben Amorim, 12. ° B




segunda-feira, 16 de dezembro de 2024

Iluminação Natalícia: Um Projeto de Encanto e Criatividade no Ambiente Escolar

 




A iluminação de Natal é uma tradição que encanta pessoas em todo o mundo, trazendo luz, cor e magia às celebrações de fim de ano.




Os alunos do Curso Profissional de Técnico de Gestão de Equipamentos Informáticos abraçaram uma iniciativa especial para tornar o ambiente escolar ainda mais acolhedor e mágico durante o período natalício. O desafio foi criar um projeto de iluminação de Natal, unindo o espírito festivo à aplicação prática de seus conhecimentos técnicos.

O Projeto Natalício

Com a proposta lançada, as atividades decorreram nas aulas de Eletrónica Fundamental. Os alunos, com entusiasmo e criatividade, colocaram a “mão na massa” para desenvolver decorações luminosas que não apenas encantassem os colegas e professores, mas também demonstrassem sua habilidade na gestão e montagem de equipamentos elétricos e eletrónicos.


Que este Natal seja repleto de momentos mágicos e que o Ano Novo traga consigo prosperidade e realizações para toda a comunidade educativa.

Desejamos a todos um FELIZ NATAL e um BOM ANO NOVO!

Manuel Silva



quinta-feira, 12 de dezembro de 2024

O teatro e a "...vontade de melhorar o mundo."

Um espetáculo, várias apreciações...

No dia 21 de novembro, a nossa turma foi a uma visita de estudo à vila de Fafe, ver uma peça de teatro intitulada "Chama - Terra queimada".

Na peça as personagens interpretavam vários tipos de descuidos que as pessoas cometem quando fazem fogueiras.

A peça incentivava e aconselhava as pessoas a tirarem licença para fazer queimadas e ficarem atentas aos sinais.

 

Rodrigo Miguel Machado, nº13, P56

A visita ao teatro foi uma experiência enriquecedora. O tema         "Chama  -Terra queimada" trouxe questões a aprofundar sobre como preservar melhor o planeta. 

A encenação foi impactante aos olhos de quem assistia, fez-nos refletir sobre o cuidado que devemos ter ao acender uma fogueira, pois nem sempre pode sair como se espera.

Saímos do teatro com a mente cheia de questões e com vontade de melhorar o mundo.

Carminda Matos Cruz, nº 17, P56



No dia 21 de novembro, de 2024, os alunos das turmas P56 e P57 realizaram uma visita a Fafe, acompanhados pelos professores Emanuel Ferreira e Fernanda Cerqueira.

Com a saída da escola agendada para as 9 horas, os alunos foram de autocarro até  essa cidade.

Chegados ao destino, fomos a uma pastelaria para conviver um pouco.

Quando chegou a hora, dirigimo-nos às instalações para assistirmos à peça de 90 minutos: “Chama -Terra Queimada”.

Neste espetáculo, abordaram-se vários temas relevantes para a nossa formação: os incêndios e as suas causas e consequências.

Ficamos sensibilizados com o impacto que um incêndio pode ter na vida de humanos e animais e aprendemos como nos podemos proteger em situações de alto risco, ao mesmo tempo, de uma maneira divertida e séria.

Terminada a encenação, regressámos à nossa escola pelas 13h, onde almoçámos e retomamos a atividade letiva normal.

                                                                                                                                  Alice  Rodrigues, P57

                                                                                                                                  Daniela Silva, P57

                                                                                                                                  Inês  Faria , P57




quarta-feira, 11 de dezembro de 2024

AEPL assinala Dia Internacional da Pessoa com Deficiência – 3 de dezembro

 

O Agrupamento de Escolas de Póvoa de Lanhoso assinalou o Dia Internacional da Pessoa com deficiência – 3 de dezembro. Na Escola Secundária, assim como na EB do Ave, foram colocados cartazes para apresentação dos atletas medalhados e não medalhados que este ano participaram nos “Jogos Paralímpicos”.

Na EB do Ave desenvolveu-se ainda a atividade “calçado com as botas do outro...”, numa articulação entre o grupo de Educação Especial e Educação Física, em que os alunos, tiveram a oportunidade de experimentar goalball e basketball adaptado. Deste modo, pretendeu-se sensibilizar os alunos para as dificuldades e obstáculos que sentem os atletas que de forma empenhada e resiliente as ultrapassam e se tornam dignos de toda a nossa admiração e respeito!

Foram, ainda, enviadas para os diferentes níveis de ensino algumas curtas metragens, com temáticas alusivas à inclusão, solidariedade, capacitação e respeito pelo outro, juntamente com uma proposta de guião de exploração para os professores partilharem com os alunos.

Pretendeu-se, deste modo, sensibilizar a comunidade para a promoção do respeito e tolerância pela diferença, valorizando as pessoas com deficiência e os seus contributos para a sociedade.

No final os alunos foram convidados a preencher um mural em que respondiam à questão E tu? Qual é o teu Superpoder?”, pretendendo-se que refletissem sobre aquilo que têm de melhor, focando-se nas suas qualidades! Porque é disso que se trata, potenciar as capacidades de cada um, ultrapassar as limitações, os obstáculos e mostrar os seus superpoderes!

 

Obrigada a toda a Comunidade Educativa.

O grupo de Educação Especial do AEPL

 


Ler poesia

 

É proibido chorar sem aprender,/Levantar-se um dia sem saber o que fazer… Foi com estes versos do poema de Pablo Neruda que começou a desafiante e pequena mostra poética da Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso que, de seguida, deu voz, ao som da tromba, a alguns versos de Num meio-dia de fim de Primavera, de Alberto Caeiro, mostrando a singeleza e a beleza do Menino Jesus.

Felicidade interrompida pela agrura da vida amarga de muitos pelas palavras de Jorge de Sena, quando se autoquestiona Natal de quê? De quem?/Daqueles que o não têm?

 Mas, Entremos, apressados, friorentos pois é Natal, e não Dezembro,  como nos diz David Mourão Ferreira.

Assim, participar na atividade “Ler poesia”, que aconteceu na praça Engenheiro Armando Rodrigues, foi um desafio ousado, no entanto, o gosto pela poesia motivou-nos a enfrentá-lo, a transformar o nervosismo em arte e a encontrar beleza em cada palavra lida com sentimento.

 


Alexandre Fernandes, Mariana Lopes, Matilde Silva 12.ºB

segunda-feira, 2 de dezembro de 2024

Ouça, veja e leia

 10.º B – as nossas sugestões para dezembro


A música

Decidi destacar esta música, primeiro, pelo seu estilo e pela sua melodia, com efeito, são ritmos que eu adoro -  rap americano - e, depois,  pelo compositor e cantor Eminem.

Apesar de esta música não ser propriamente recente, é muito conhecida pela história que retrata e pelo ritmo, o que permitiu a sua divulgação comercial.

É-nos contada a vida de uma família americana nos anos 90 destacando a relação que se estabelece entre pais e filhos/as com os seus conflitos geracionais, expondo as dificuldades que tiveram para ultrapassar vários problemas da vida, realçando tudo o que o cantor fazia pelas filhas.

Simultaneamente, esta história triste que nos faz refletir acerca da sorte que temos em viver numa sociedade como a nossa, a música é viciante como, aliás, a meu ver, todas as outras do cantor!

 

Santiago Bártolo da Silva 10.ºB

 O filme

Olá, venho falar sobre um filme que recomendo para este mês...O filme em questão é “Sozinho em Casa”. É um clássico que nunca pode faltar no Natal. O filme retrata a história um menino que, supostamente, ia de viagem com os pais, mas o menino, Kevin McCalister, ficou em casa!

Deixado acidentalmente para trás pela sua família nas férias de Natal, Kevin McCalister de oito anos tornou-se, da noite para o dia, o homem da casa! Sozinho, tímido e desajeitado tenta resolver os seus problemas diários como ir às compras, cozinhar, lavar a roupa e até tomar banho. Mas tudo se complica quando dois ladrões tentam assaltar a sua casa e ele tem de a defender da única maneira que sabe.

Recomendo o filme que associa o espírito Natalício à diversão!

Existem várias edições de “Sozinho em Casa”, mas nenhum é tão bom quanto o original! 

 O trailer está aqui:


Diogo Pontes, 10.ºB

O livro 

1984, de George Orwell é um livro que nos faz pensar sobre liberdade e controlo, para além de  nos levar a questionar em quem confiamos.

A história ocorre numa sociedade onde todos são vigiados pelo “Grande Irmão”, uma figura que simboliza o poder e autoridade do estado. Mais, até os pensamentos podem ser punidos!

Esta obra mostra o perigo de perdermos a nossa privacidade e a nossa liberdade.

É uma leitura incrível para quem gosta de refletir sobre o mundo e os caminhos que ele pode tomar. Vale a pena descobrir!

 

Luna Guimarães, 10.ºB