terça-feira, 30 de novembro de 2021

1º Concurso Nacional de Desenho sobre o Transporte Ferroviário


 



        No final do ano letivo 2020/2021, as turmas do 7º ao 9ºano (realizaram, nas aulas de Educação Visual, com a professora Conceição Carvalho, trabalhos de ilustração no âmbito da participação no 1º Concurso Nacional de Desenho sobre o Transporte Ferroviário, promovido pelo Museu Nacional Ferroviário.
         Em 800 desenhos e 82 escolas a concurso, foi inaugurada uma Exposição Temporária com os 45 desenhos mais bem pontuados, que está patente ao público até ao dia 13 de fevereiro de 2022, nas instalações do Museu Nacional Ferroviário.

        Os desenhos dos alunos Pedro Peixoto de Amaral Pereira, do 8ºB, e da  Clara Filipa Costa da Silva, do 9ºA, da EB do Ave, foram selecionados para fazer parte dessa exposição.

        Os nossos PARABÉNS!


sexta-feira, 26 de novembro de 2021

Formação - Mentorias

 Realizou-se no AEPL, na Escola Básica do Ave, a formação/ sensibilização para os alunos Mentores do segundo e  terceiro ciclo do Ensino Básico, aqueles que com a sua vontade querem ajudar os colegas na sua integração plena na escola. 

Desejamos as maiores felicidades e sucesso para o seu percurso.”








Cecília Cardoso

Garrafas de vidro iluminam o nosso Natal!

 As garrafas de vidro fazem parte do nosso quotidiano, nos produtos que utilizamos no dia a dia e por vezes não fazemos ideia da possibilidade de as reutilizarmos nas decorações, principalmente na quadra de Natal.

Esta foi a mensagem principal que passou para os alunos, do 7º ao 9º ano, da nossa escola, durante a atividade desenvolvida nas aulas de Educação Visual.
Pintar garrafas vazias é uma atividade fácil para qualquer um, uma opção simples, barata e prática para reaproveitar o vidro. 
Com luzes dentro das garrafas pintadas, inspiramo-nos na árvore de natal, mostrando alguns exemplos para decorar qualquer espaço nesta época natalícia.
"Reutilizar e reciclar é melhor do que  depositar no lixo." 

Ficam algumas imagens sugestivas.




(texto e imagens do professor Rui Santos)




quinta-feira, 25 de novembro de 2021

Dia Mundial da Ciência

 No dia 24 de novembro de 2021, comemora-se o Dia Mundial da Ciência.

Para assinalar esta data, as turmas A, B e C do 7º ano e a professora de Matemática elaboraram um painel alusivo à “História dos Números”. Esta atividade promoveu a articulação interdisciplinar com a disciplina de Educação Visual e proporcionou aos alunos momentos em que a ludicidade da Matemática e a sensibilidade estética despertam o interesse para novos desafios cognitivos e artísticos.

A atividade foi ao encontro das prioridades do Projeto Educativo do Agrupamento.

7º A


7º B



7º C





Projeto Trilhos da Psicologia traz Ordem dos Psicólogos à ESPL

 A Ordem dos Psicólogos Portugueses tem procurado investir numa maior proximidade com os seus membros e com os locais de trabalho dos mesmos. Nesse sentido, tem vindo a desenvolver um conjunto de iniciativas no âmbito do projeto Trilhos da Psicologia que visam este objetivo.

No dia 25 de novembro, esta iniciativa trouxe ao Município de Póvoa de Lanhoso uma comitiva que conversou com as Psicólogas do nosso Agrupamento de Escolas.

O ilustre grupo foi recebido na Escola Secundária, pelo Subdiretor do AEPL, Marcelino Campos Lopes, e era composto pelos seguintes elementos:

Francisco Miranda Rodrigues, Bastonário;

Sofia Ramalho, Vice-Presidente da Direção Nacional;

Eduardo Carqueja, Presidente da Direção Regional Norte;

Cristina Pereira, Membro da Direção Nacional;

 Joana Cerdeira, Membro da Direção Regional Norte;

 Patrícia Batista, Assessora do Bastonário para a Comunicação.




 


Christmas Cards – uma atividade de partilha

 










O Natal chegou mais cedo à EB do Ave. Os alunos do 9º A e 9º B estiveram envolvidos num projeto de troca de emoções e partilha de valores ao realizarem postais de Natal com mensagens em língua Inglesa, alusivas à festividade.

A atividade surgiu no âmbito do projeto DAC, com a orientação e supervisão das professoras de Inglês e Educação Visual, que num trabalho de colaboração e entreajuda tentaram incutir e valorizar o espirito natalício nas suas turmas.

Imbuídos do espírito do Natal, época de partilha, de valorização e de afetos, cada aluno destinou o seu “Christmas Card” a um colega da outra turma, oferecendo, assim, um pedacinho de alegria e amizade nesta época tão mágica para todos.


quarta-feira, 24 de novembro de 2021

Magusto em Simães





O magusto é muito mais do que assar castanhas no dia de S. Martinho. É sobretudo a vivência de tradições ancestrais que passam de geração em geração.

As crianças são motivadas de uma forma natural, tal como a própria natureza assim o impõe, através das mudanças que vamos observando no dia-a-dia, relembrando-nos que o outono tem as suas características nomeadamente, as cores, os frutos da época, da qual fazem parte as castanhas que usamos nesta festa, que é o magusto.

Nesta atividade está patente a transversalidade de conteúdos subjacentes às diversas áreas de desenvolvimento da educação pré-escolar.

Fizeram reciclagem, com a recolha e seleção de materiais (bolotas, folhas sementes de frutos etc…), para a decoração da embalagem (pacote de leite escolar). No final, como não podia deixar de ser, acabamos em festa. Saltamos todos à fogueira, comemos as castanhas, e foi, como sempre, bastante divertido, como se pode constatar através do registo fotográfico.

Lúcia Salgado Dias


terça-feira, 23 de novembro de 2021

Visita a Tibães e aos Biscainhos com 11º D, E

 A majestade da arquitetura barroca.

O encanto do bosque, com as suas altivas árvores. 

A espetacular arte decorativa, cheia de volumes e movimento.
A policromia dum jardim barroco, para gáudio dos nossos jovens. Tudo para a delícia dos sentidos.

segunda-feira, 22 de novembro de 2021

DIA MUNDIAL DA FILOSOFIA

 O Dia Mundial da Filosofia foi assinalado, esta quinta-feira, dia 18 de novembro, na Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso com uma conferência.

Subordinada ao tema, ´A morte medicamente assistida` teve como orador o Doutor João Macedo, professor da Universidade do Minho de Ética e Deontologia. A eutanásia e o suicídio assistido são temáticas que desafiam a nossa cultura e civilização, os seus princípios, valores e tradições religiosas, levando-nos a refletir sobre quando se morre e como se morre.

Muitos filósofos dizem que a autonomia e liberdade de escolha implicam a posse sobre a vida, ao passo que John Locke e Immanuel Kant “rejeitam a ideia de que as nossas vidas são bens para dispor como nos agradar”.

Ao programar a sua morte e o momento em que esta ocorrerá, um indivíduo evita entrar num período de degradação física e/ou psicológica. Pode reunir à sua volta os seus entes queridos, fazer as últimas recomendações e, simplesmente, despedir-se.

Todavia, não se pode negar que “a morte é a única coisa certa que temos na vida” e que a nossa visão da morte depende do sentido que atribuímos à vida. Portanto, será admissível que as pessoas, mesmo aquelas que se encontram numa fase terminal da vida e em sofrimento agudo, determinem o fim das suas vidas?

Em síntese, apraz-nos dizer que esta iniciativa foi para nós, meros “ aprendizes de filósofos”, um momento de reflexão e de questionamento, pois um dia qualquer um de nós poderá ser confrontado com este dilema e aí… terá mesmo que tomar uma posição!

Por último, de acrescentar ainda que esta atividade contou com a presença dos alunos das turmas A e B do 11º ano e B, do 10º ano e foi organizada pelo grupo disciplinar de filosofia, em parceria com o presidente da APEFP (Associação Portuguesa de Ética e Filosofia Prática).

 Beatriz Antunes, 11º B





 

O Magusto no Jardim de Infância de Travassos

Castanhas, sorrisos, crianças, FELICIDADE!





















segunda-feira, 15 de novembro de 2021

Sequelas do Halloween

 

                                                                                  Halloween

 

          Halloween is a tradition that has been around for a long time. Although nowadays it is focused on funny or scary costumes and trick-or-treating, it has its origin in the Celtic culture. They lighted bonfires and wore costumes to ward off ghosts.
          To honour this special day (as well as have a reason to celebrate), miss Lourenço had the brilliant idea of turning the teachers’ lounge into the perfect haunted, yet cute, nook to boost morale and give the teachers a much-deserved treat. In order to accomplish this (which we must say was no piece of cake), the 9C and 7D/E came together and pulled through during the week prior to the event. Some students were in charge of the decorations, others of the food and drinks but we all had one thing in common: the excitement and anticipation…we couldn’t wait to see the looks on the teachers and the school staff’s faces when presented with our “little” project.
          On the actual day, it went even better than we could have imagined. As we entered the room, we could smell the sweet scent of burning candles; there was not a single spot of the lounge that was not decorated with the big scary spider, witch brooms and a multitude of other Halloween-related stickers and cut-outs; not to mention the magnificent witch hat cupcakes, croissants and the ghost-themed cake.
          Some of the teachers and students, involved in the Friendly Maths [Erasmus+] project stopped by to take part in the celebration, which was a pleasant surprise for us because we had the opportunity to know students from other countries and learn more about their cultures.

Overall, it was a Halloween wonderland and the faces of the teachers and school staff were worth all the effort.

 

Turma CLIL, 9.º C






sexta-feira, 12 de novembro de 2021

Elas aí estão - as rainhas da festa.

 



À espera que o fogo as tempere e amacie: aí estão as rainhas da festa!



Dia de São Martinho

 




Tanta “gente “ na passerelle… que saudade de outros anos… só faltou a feirinha…A alegria estava lá, as castanhas também. Já não estavam quentinhas, a casca, às vezes, custava a tirar, mas souberam  muito bem.

O sol brilhava e aquecia-nos a alma, pela alegria de estarmos  juntos e o corpo porque a manhã estava fria. Foi tão bom reencontramo-nos…alunos do ensino secundário, do ensino básico e do ensino profissional, ainda que cumprindo  todas regras sanitárias.

 Carolina Lopes e Diana Silva, 11.ºD

segunda-feira, 8 de novembro de 2021

Oficinas Criativas – Pensamento Crítico , com o professor Eugénio Oliveira












Realizou-se no dia de hoje a atividade “Oficinas Criativas – Pensamento Crítico” destinada aos alunos das turmas C e D do 9º ano da Escola Sede.

A atividade promovida em parceria pelo respetivo docente de Cidadania e Desenvolvimento e pela Coordenadora da Biblioteca contou com a brilhante dinamização do professor Eugénio Oliveira, presidente da APEFP (Associação Portuguesa de Ética e Filosofia Prática).

A iniciativa teve um duplo propósito:

- Sensibilizar os alunos para a importância da atitude crítica perante as mais simples atividades humanas e despertar para o combate ao discurso de ódio e à discriminação na sua expressão online.

O Facilitador prevaleceu-se da polivalência da sala 20 para, de modo descontraído e informal, promover a interação entre os grupos de alunos, partindo de dinâmicas de jogos muito elementares, como sejam os legos, conducente a construir/debater ideias e conceitos tão difíceis de objetivar como sendo os dilemas da Verdade e da Mentira ou da construção do Eu.

A envolvência dos alunos foi extremamente assertiva e culminou na assinatura de um Cartaz previamente construído pelo Convidado, onde todos se comprometeram a ser cidadãos ativos na “luta” do tão ignóbil Discurso de Ódio online, que propaga, incita, promove ou justifica o ódio racial, a xenofobia, a homofobia, o antissemitismo e outras formas de ódio baseadas na intolerância.

Por último, um sincero agradecimento público ao professor Eugénio Oliveira extensivo ao Senhor Diretor da Escola que, pese embora a sua preenchida agenda laboral, nos honrou com a sua presença!

Renato Almeida