segunda-feira, 13 de dezembro de 2021

O nosso Afonso Fonseca um ano de saudade.

Fez no dia 10 um ano que  o nosso querido colega Afonso Fonseca nos deixou. Recordo umas palavras que lhe deixei no meu Facebook:

                                                                            Foto do professor José Bento

Fui surpreendido com uma notícia triste e inesperada. Deixou-nos o nosso estimado colega Afonso Fonseca.

Não te esquecerei Afonso, nem te esquecerão nenhum daqueles jovens que contagiaste com esse teu talento, que inúmeras vezes fizeste subir aos palcos, especialmente no do nosso Cineteatro da Póvoa de Lanhoso. Lembro a 1.ª encenação tua a que assisti, a dos contos de Altino do Tojal, e a alegria que fizeste despontar em todos aqueles moços e moças, que não regateavam o seu tempo livre para prepararem a dramatização.
Não esquecerei jamais a tua verdadeira visão humanista do magistério, que não se confinava no estrito saber curricular, mas que se focava em tudo o que ao ser humano importa. A tua filosofia de vida ia muito além dos horizontes limitados do currículo.
Ensinaste-nos a todos a pesar o valor das palavras, sobretudo da palavra poética, aquela que é capaz do milagre da transformação dos seres, das pessoas, sempre em busca do mais belo, do mais expressivo, do mais genuíno.
Partiste, cedo, demasiado cedo para o que poderias dar, mas deixaste-nos momentos que nos proporcionaram um prazer imenso. Irás viver ainda no peito de todos os que inflamaste com as tuas criações.
Até sempre, amigo.