sexta-feira, 20 de dezembro de 2024

Postais de Natal

As turmas P54, P55 e P57, no âmbito de Cidadania e de Educação para a saúde, levaram a cabo, durante as aulas de Português a criação de postais de natal para distribuir pelas instituições de idosos do concelho em que a turma P53 estiveram a estagiar.

A atividade teve como objetivo enviar postais de carinho e apoio aos idosos que se encontram em lares, muitos dos quais a viver momentos de fragilidade emocional e física.

Numa altura em que a solidão e a falta de interação social podem agravar o bem-estar psicológico, os postais foram uma forma de transmitir calor humano, empatia e incentivo. Ao receberem essas mensagens, pretendia-se que os  idosos se sentissem mais próximos da comunidade, sendo lembrados do seu valor e da importância que têm para todos à sua volta. 

Este gesto simples mas significativo visou proporcionar uma sensação de conforto e de pertença, contribuindo para a melhoria da saúde mental dos nossos idosos, neste período particularmente desafiador.

Agradecemos a colaboração de todos os que se empenharam em levar as Boas Festas!

Lara Rodrigues



Manhã muito animada e divertida!

Para terminar o período em grande, as crianças do Jardim de Infância de Taíde assistiram a uma sessão de cinema, com pipocas, no auditório da escola. Foi uma manhã muito animada e divertida!




As educadoras
Ana Paula Couto
Conceição Mendes 
Maria José Barros

Memórias de Erasmus - Itália em todos os sentidos

 Passar uma semana em Erasmus na Itália, e explorar locais como Casalpusterlengo (onde passámos maior parte do tempo) e visitas a Milão e Parma, foi uma experiência revigoradora que combinou aprendizagem, cultura e convivência. Esta vivência que combinou  metrópole (Milão), cidade histórica (Parma) e comunidade local (Casalpusterlengo) desvendou-nos muito sobre a diversidade cultural e o estilo de vida italiano. Foi, sem dúvida, uma oportunidade que nos fez crescer tanto pessoal quanto academicamente.

Casalpusterlengo, a pequena vila, que foi o nosso ponto de encontro diário e lar durante uma semana, foi surpreendente. Embora pequena, a vila tem um charme autêntico que prendeu os nossos corações. A rotina ali era tranquila, mas cheia de momentos significativos. Apesar de não ter a grandiosidade de cidades como Milão e Parma, foi aqui que tivemos um contato mais autêntico com a vida italiana.

Pensamos que o aspeto mais marcante foi a convivência com os nossos colegas de Erasmus e as interações com a comunidade. Estar num lugar menos turístico proporcionou-nos uma conexão mais profunda com a cultura italiana, desde as tradições familiares que nos  demonstraram, até às comidas, cujos sabores da Itália brilharam em cada prato. As atividades programadas pela organização Erasmus foram outro destaque, não só as atividades, mas também o carinho que tanto alunos, professor como as famílias tiveram connosco. Participámos em  workshops e atividades envolventes, todas programadas pela escola, e além disso tivemos ainda dinâmicas culturais, que se estenderam pela biblioteca de Casalpusterlengo, por monumentos e pelas redondezas da escola. Aprendemos muito sobre a história e as tradições de Casalpusterlengo, ficámos encantados com o local.

Milão é um contrasta com a serenidade de Casalpusterlengo. Milão vibra com modernidade, moda e história, e exala uma energia única.

Visitámos locais como o Museu da Scala. (A grandiosidade do lugar é impressionante. O ponto alto foi a oportunidade de espreitar o interior do teatro: uma simbiose de dourado e vermelho, com os camarotes alinhados). Apreciámos a beleza da Galleria Vittorio Emanuele II que podemos dizer que é um espetáculo por si só, e experimentámos o gelato artesanal da Amorino, que, por sinal, podemos confidenciar - pura magia.

A catedral de Milão ( Duomo) é absolutamente fenomenal. A fachada de mármore branco, repleta de detalhes e estátuas hipnotiza. Dentro, a dimensão é avassaladora: as colunas gigantescas, os vitrais coloridos, que filtram a luz, e o ambiente sagrado criam uma sensação de reverência.

O dia em Parma trouxe uma faceta totalmente diferente da Itália. Neste local, a história e a tradição gastronómica eram palpáveis ​​em cada esquina. A cidade tem um charme distinto, com ruas tranquilas, praças acolhedoras e edifícios históricos.

Vimos monumentos como Giuseppe Garibaldi e a Cattedrale di Parma, passámos pelas lojas locais onde em cada esquina era possível encontrar o famoso Parmigiano-Reggiano e terminámos com a rápida passagem pelo Teatro Regio. Em Parma, sentimos uma conexão profunda com as raízes culturais italianas, reforçando o quanto a gastronomia é uma parte essencial da identidade do país.

Podemos afirmar que esta semana de Erasmus na Itália foi mais do que uma simples viagem. Foi a oportunidade para vivermos uma cultura nova de diferentes ângulos e cada lugar trouxe-nos um pedaço distinto do mosaico que é a Itália.

O Erasmus também nos proporcionou algo ainda mais especial que no final pensámos que foi o que mais nos marcou: a troca de experiências com outros participantes e ainda  o carinho e o “acolhimento” que as famílias italianas tiveram connosco.

Foi incrível aprender com as diferenças culturais e percebermos como, apesar das diferenças, compartilhamos sonhos e objetivos comuns. A sensação de fazermos parte de algo maior.

Esta semana não foi só uma viagem mas também uma oportunidade de “crescermos”, aprender e criarmos memórias que docemente guardamos. A Itália com a sua diversidade e história, foi o lugar perfeito para nos relembrar que devemos arriscar e sair da nossa zona de conforto, explorar novos lugares e criar laços que ficam para toda a vida.

Esta semana passou rápido, mas de uma coisa temos a certeza: o tempo não diluirá a sua memória…

 Mariana Gonçalves e Rúben Amorim, 12. ° B




segunda-feira, 16 de dezembro de 2024

Iluminação Natalícia: Um Projeto de Encanto e Criatividade no Ambiente Escolar

 




A iluminação de Natal é uma tradição que encanta pessoas em todo o mundo, trazendo luz, cor e magia às celebrações de fim de ano.




Os alunos do Curso Profissional de Técnico de Gestão de Equipamentos Informáticos abraçaram uma iniciativa especial para tornar o ambiente escolar ainda mais acolhedor e mágico durante o período natalício. O desafio foi criar um projeto de iluminação de Natal, unindo o espírito festivo à aplicação prática de seus conhecimentos técnicos.

O Projeto Natalício

Com a proposta lançada, as atividades decorreram nas aulas de Eletrónica Fundamental. Os alunos, com entusiasmo e criatividade, colocaram a “mão na massa” para desenvolver decorações luminosas que não apenas encantassem os colegas e professores, mas também demonstrassem sua habilidade na gestão e montagem de equipamentos elétricos e eletrónicos.


Que este Natal seja repleto de momentos mágicos e que o Ano Novo traga consigo prosperidade e realizações para toda a comunidade educativa.

Desejamos a todos um FELIZ NATAL e um BOM ANO NOVO!

Manuel Silva



quinta-feira, 12 de dezembro de 2024

O teatro e a "...vontade de melhorar o mundo."

Um espetáculo, várias apreciações...

No dia 21 de novembro, a nossa turma foi a uma visita de estudo à vila de Fafe, ver uma peça de teatro intitulada "Chama - Terra queimada".

Na peça as personagens interpretavam vários tipos de descuidos que as pessoas cometem quando fazem fogueiras.

A peça incentivava e aconselhava as pessoas a tirarem licença para fazer queimadas e ficarem atentas aos sinais.

 

Rodrigo Miguel Machado, nº13, P56

A visita ao teatro foi uma experiência enriquecedora. O tema         "Chama  -Terra queimada" trouxe questões a aprofundar sobre como preservar melhor o planeta. 

A encenação foi impactante aos olhos de quem assistia, fez-nos refletir sobre o cuidado que devemos ter ao acender uma fogueira, pois nem sempre pode sair como se espera.

Saímos do teatro com a mente cheia de questões e com vontade de melhorar o mundo.

Carminda Matos Cruz, nº 17, P56



No dia 21 de novembro, de 2024, os alunos das turmas P56 e P57 realizaram uma visita a Fafe, acompanhados pelos professores Emanuel Ferreira e Fernanda Cerqueira.

Com a saída da escola agendada para as 9 horas, os alunos foram de autocarro até  essa cidade.

Chegados ao destino, fomos a uma pastelaria para conviver um pouco.

Quando chegou a hora, dirigimo-nos às instalações para assistirmos à peça de 90 minutos: “Chama -Terra Queimada”.

Neste espetáculo, abordaram-se vários temas relevantes para a nossa formação: os incêndios e as suas causas e consequências.

Ficamos sensibilizados com o impacto que um incêndio pode ter na vida de humanos e animais e aprendemos como nos podemos proteger em situações de alto risco, ao mesmo tempo, de uma maneira divertida e séria.

Terminada a encenação, regressámos à nossa escola pelas 13h, onde almoçámos e retomamos a atividade letiva normal.

                                                                                                                                  Alice  Rodrigues, P57

                                                                                                                                  Daniela Silva, P57

                                                                                                                                  Inês  Faria , P57




quarta-feira, 11 de dezembro de 2024

AEPL assinala Dia Internacional da Pessoa com Deficiência – 3 de dezembro

 

O Agrupamento de Escolas de Póvoa de Lanhoso assinalou o Dia Internacional da Pessoa com deficiência – 3 de dezembro. Na Escola Secundária, assim como na EB do Ave, foram colocados cartazes para apresentação dos atletas medalhados e não medalhados que este ano participaram nos “Jogos Paralímpicos”.

Na EB do Ave desenvolveu-se ainda a atividade “calçado com as botas do outro...”, numa articulação entre o grupo de Educação Especial e Educação Física, em que os alunos, tiveram a oportunidade de experimentar goalball e basketball adaptado. Deste modo, pretendeu-se sensibilizar os alunos para as dificuldades e obstáculos que sentem os atletas que de forma empenhada e resiliente as ultrapassam e se tornam dignos de toda a nossa admiração e respeito!

Foram, ainda, enviadas para os diferentes níveis de ensino algumas curtas metragens, com temáticas alusivas à inclusão, solidariedade, capacitação e respeito pelo outro, juntamente com uma proposta de guião de exploração para os professores partilharem com os alunos.

Pretendeu-se, deste modo, sensibilizar a comunidade para a promoção do respeito e tolerância pela diferença, valorizando as pessoas com deficiência e os seus contributos para a sociedade.

No final os alunos foram convidados a preencher um mural em que respondiam à questão E tu? Qual é o teu Superpoder?”, pretendendo-se que refletissem sobre aquilo que têm de melhor, focando-se nas suas qualidades! Porque é disso que se trata, potenciar as capacidades de cada um, ultrapassar as limitações, os obstáculos e mostrar os seus superpoderes!

 

Obrigada a toda a Comunidade Educativa.

O grupo de Educação Especial do AEPL

 


Ler poesia

 

É proibido chorar sem aprender,/Levantar-se um dia sem saber o que fazer… Foi com estes versos do poema de Pablo Neruda que começou a desafiante e pequena mostra poética da Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso que, de seguida, deu voz, ao som da tromba, a alguns versos de Num meio-dia de fim de Primavera, de Alberto Caeiro, mostrando a singeleza e a beleza do Menino Jesus.

Felicidade interrompida pela agrura da vida amarga de muitos pelas palavras de Jorge de Sena, quando se autoquestiona Natal de quê? De quem?/Daqueles que o não têm?

 Mas, Entremos, apressados, friorentos pois é Natal, e não Dezembro,  como nos diz David Mourão Ferreira.

Assim, participar na atividade “Ler poesia”, que aconteceu na praça Engenheiro Armando Rodrigues, foi um desafio ousado, no entanto, o gosto pela poesia motivou-nos a enfrentá-lo, a transformar o nervosismo em arte e a encontrar beleza em cada palavra lida com sentimento.

 


Alexandre Fernandes, Mariana Lopes, Matilde Silva 12.ºB

segunda-feira, 2 de dezembro de 2024

Ouça, veja e leia

 10.º B – as nossas sugestões para dezembro


A música

Decidi destacar esta música, primeiro, pelo seu estilo e pela sua melodia, com efeito, são ritmos que eu adoro -  rap americano - e, depois,  pelo compositor e cantor Eminem.

Apesar de esta música não ser propriamente recente, é muito conhecida pela história que retrata e pelo ritmo, o que permitiu a sua divulgação comercial.

É-nos contada a vida de uma família americana nos anos 90 destacando a relação que se estabelece entre pais e filhos/as com os seus conflitos geracionais, expondo as dificuldades que tiveram para ultrapassar vários problemas da vida, realçando tudo o que o cantor fazia pelas filhas.

Simultaneamente, esta história triste que nos faz refletir acerca da sorte que temos em viver numa sociedade como a nossa, a música é viciante como, aliás, a meu ver, todas as outras do cantor!

 

Santiago Bártolo da Silva 10.ºB

 O filme

Olá, venho falar sobre um filme que recomendo para este mês...O filme em questão é “Sozinho em Casa”. É um clássico que nunca pode faltar no Natal. O filme retrata a história um menino que, supostamente, ia de viagem com os pais, mas o menino, Kevin McCalister, ficou em casa!

Deixado acidentalmente para trás pela sua família nas férias de Natal, Kevin McCalister de oito anos tornou-se, da noite para o dia, o homem da casa! Sozinho, tímido e desajeitado tenta resolver os seus problemas diários como ir às compras, cozinhar, lavar a roupa e até tomar banho. Mas tudo se complica quando dois ladrões tentam assaltar a sua casa e ele tem de a defender da única maneira que sabe.

Recomendo o filme que associa o espírito Natalício à diversão!

Existem várias edições de “Sozinho em Casa”, mas nenhum é tão bom quanto o original! 

 O trailer está aqui:


Diogo Pontes, 10.ºB

O livro 

1984, de George Orwell é um livro que nos faz pensar sobre liberdade e controlo, para além de  nos levar a questionar em quem confiamos.

A história ocorre numa sociedade onde todos são vigiados pelo “Grande Irmão”, uma figura que simboliza o poder e autoridade do estado. Mais, até os pensamentos podem ser punidos!

Esta obra mostra o perigo de perdermos a nossa privacidade e a nossa liberdade.

É uma leitura incrível para quem gosta de refletir sobre o mundo e os caminhos que ele pode tomar. Vale a pena descobrir!

 

Luna Guimarães, 10.ºB

 


terça-feira, 26 de novembro de 2024

Comemorações no Jardim de Infância de Simães

 No dia 20 de novembro, comemora-se o Dia Internacional dos Direitos das Crianças.

Este ano, vivemos este dia de uma forma peculiar, uma vez que para a nossa escola vieram amigos e amigas de vários países do mundo: Brasil, Índia, Cuba e Angola.

Após uma pesquisa geográfica (no globo terrestre) dos seus países de origem, surgiu a ideia de realizarmos um trabalho no qual estivessem as suas terras representadas, bem como distância percorrida até ao nosso país, Portugal.

Podemos dizer que, de uma forma natural, estamos a vivenciar os direitos consagrados na convenção, relembrando as crianças, no dia a dia, que todos devemos ser tratados de igual forma, tal como eles dizem: “temos de ser todos amigos, não interessa o país de onde viemos”.

 

Dia da Floresta Autóctone

No dia 22 de novembro, celebramos o dia da Floresta Autóctone. Sendo nós uma Eco Escola, pelo segundo ano consecutivo, não podíamos deixar de o celebrar.

Após debatermos algumas ideias para a execução do trabalho relacionado com a sustentabilidade do planeta, pois é algo que temos abordado com frequência, resolvemos realizar a sementeira de castanhas e de pinhas de pinheiro. Agora, é esperar o tempo necessário para as sementes germinarem.

Os materiais utilizados foram os que as crianças trouxeram de casa.

 

 Dia da Ciência

No dia da Ciência, realizámos uma experiência utilizando o método científico: materiais que  flutuam/afundam (bolotas, nozes, bugalhos, castanhas…).

Esta experiência foi uma entre tantas outras que temos realizado no nosso jardim e as crianças, de uma forma geral, revelam bastante interesse tal como podemos observar através dos registos que apresentamos.

Lúcia Salgado



quinta-feira, 21 de novembro de 2024

Climate Action Project

 Ainda no âmbito do Climate Action Project, os nossos alunos do ensino profissional e regular participaram ativamente na plantação de árvores de fruto no recinto da escola, respondendo ao desafio do CAP com a semana #PlantEd.

De igual forma, a turma P55 participou num workshop sobre hortas verticais no Centro Interpretativo de Carvalho de Calvos, aprendendo a reutilizar garrafas de plástico para plantar morangueiros e colocá-los na horta vertical.

Todos os alunos participaram ativamente e receberam um diploma de participação no projeto!

A saga continua com os "Guardian of the Planet"!


As professoras: Mónica Cunha, Sílvia Tereso, Ana Teixeira e Isabel Pereira

Intercâmbio Internacional no AEPL: Mobilidade com Alunos Espanhóis e Polacos

 Na semana de 11 a 17 de novembro, o Agrupamento de Escolas de Póvoa de Lanhoso (AEPL) recebeu alunos e professores de Espanha e Polónia para uma mobilidade que promovia a partilha de culturas, ideias e conhecimentos!

Durante esta iniciativa os alunos participaram em diversas atividades, como workshops de Física (Lançamento de foguetes) e atividades desportivas (Dança e Surf), Magusto e uma visita cultural ao Castelo da Póvoa de Lanhoso, que fortaleceram laços e enriqueceram a experiência educativa de todos. Esta mobilidade reforça o compromisso do AEPL com a educação global, proporcionando aos alunos uma visão mais ampla do mundo e incentivando o respeito e a cooperação entre diferentes culturas.

No final da semana, os alunos visitaram a cidade do Porto e no final do dia realizou-se um jantar convívio na cantina da ESPL, onde foram entregues os certificados de participação, celebrando o envolvimento e o sucesso de todos os participantes.



 Coordenadores Erasmus +

Iva Azevedo e Ricardo Rodrigues

  

Semana Erasmus+

Intercâmbio Internacional no AEPL: Mobilidade com Alunos Espanhóis e Polacos!


Nesta última semana, a nossa escola viveu uma experiência vibrante e transformadora com a presença de alunos espanhóis e polacos no Projeto Erasmus+ Well-Being at School: Learning and Teaching.

Era notória uma atmosfera de expectativa e entusiasmo no ar desde domingo (dia 10-11-2024), quando os nossos colegas espanhóis chegaram ao fim da tarde. Sorrisos tímidos e olhares curiosos marcaram os primeiros momentos, mas logo se encheu a escola de energia com a promessa de uma semana inesquecível.

O programa começou na segunda-feira com uma palestra de boas-vindas para introduzir os alunos ao que estava por vir.

No início, havia um pouco de timidez, mas a curiosidade de cada um superava qualquer barreira, aproximando-nos. A primeira atividade foi a participação no Physics Lab - Rocket workshop, onde os alunos tiveram oportunidade de construir e lançar foguetes. Seguidamente os alunos participaram no magusto da escola. O almoço, que contou com a presença dos alunos portugueses, foi uma oportunidade para as primeiras amizades, ainda que com risos envergonhados.

Na tarde desse dia, uma visita ao Castelo da Póvoa de Lanhoso e aos castros locais trouxe uma imersão na nossa história e cultura, o que proporcionou uma primeira conexão com o que a nossa terra tem de especial. Com o cair da noite, os alunos estrangeiros foram entregues às famílias que os hospedariam, e a magia do programa Erasmus+ começou a acontecer também na casa de cada um. Já de madrugada, os novos sorrisos chegaram, desta vez da Polónia, ampliando ainda mais o espírito multicultural da semana.

Na terça-feira, o dia começou com uma nova palestra de boas-vindas, desta vez oficial e para todos, com apresentações de cada país e escola envolvidos. Os alunos, um pouco mais à vontade, tiveram a oportunidade de compartilhar a cultura e as curiosidades dos seus países, o que proporcionou uma troca de conhecimentos e risos.

Logo depois, uma atividade de “Ice-Breaking” ajudou a quebrar as barreiras restantes, o que permitiu que todos se soltassem e se aproximassem. Em seguida, fomos recebidos na Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, onde assistimos a um vídeo que apresentou as maravilhas do nosso concelho.

À tarde, seguimos para a Carvalha de Calvos. A paz e contacto com a natureza permitiram reflexões e conversas que fortaleceram ainda mais as novas amizades.

Na quarta-feira, a aventura levou-nos a Ofir e aí realizámos um peddy-papper pelas praias e belezas da costa. Desafios, cooperação e muita diversão marcaram o percurso. No final fizemos um lanche partilhado na praia, desfrutando de momentos de descontração. O ponto alto foi a aula de surf que tomou lugar no período da tarde, que despertou risos, coragem e, claro, muitos mergulhos inesperados no mar. Ver os sorrisos, as brincadeiras e o espírito de união entre todos foi a prova de que, apesar das diferenças culturais, as semelhanças falam mais alto.

Quinta-feira foi um dia especial, pois fomos ao Porto, começámos por explorar a cidade, atravessar a ponte D. Luís I e apreciar a beleza da cidade. Foi um dia de descoberta e, para muitos, uma possibilidade de guardar memórias preciosas. À noite, um jantar de despedida emocionou todos. As fotos e os vídeos tirados ao longo da semana foram projetados, relembrando cada momento vivido. Entre risos, o karaoke animou a festa, e a entrega de diplomas eternizaram-se as conquistas e os laços que ali se formaram.

Na sexta-feira, a despedida foi inevitável. Abraços apertados, promessas de reencontros e lágrimas marcaram a partida dos nossos amigos. A semana Erasmus+ foi muito mais que uma semana de atividades! Foi uma celebração da amizade, da cultura e do espírito de união que nos une, mesmo sendo de países diferentes.

Guardaremos para sempre as memórias, as lições e, principalmente, as amizades que nasceram desta experiência inesquecível.


                                            
                                                                                                                        Artigo realizado por:

Afonso Fernandes, Anamar Silva, João Afonso e Maria João

                                                                                                                                          

sábado, 16 de novembro de 2024

Dia de S. Martinho no 1.° Ciclo

 Na segunda-feira, os alunos do 1.° Ciclo cumpriram a tradição de celebrar o S. Martinho.

Durante a manhã  participaram na cerimónia do hastear da bandeira Eco-Escolas e visitaram o Mercado de Outono. Durante a visita, os alunos tiveram a oportunidade de oferecer à comunidade escolar provérbios alusivos ao S. Martinho e ao outono.

De tarde,  o Magusto decorreu no Terreiro do Lago.
O Sr. Diretor  e o Sr. Subdiretor do Agrupamento estiveram presentes e ajudaram-nos a acender a tradicional  fogueira. 
Houve muitas castanhas assadas, canções e muita,muita brincadeira!
Mas o que mais apreciámos  foi saltar a fogueira!!!  

"Verão de S. Martinho são três dias e mais um bocadinho."

Alunos do 1.°Ciclo


sexta-feira, 15 de novembro de 2024

São Martinho na EB do Ave

 Como já é habitual, dia 11 de novembro assinalámos o dia de São Martinho com uma feira de Outono e o tradicional hastear das bandeiras Eco-Escolas/ Eco-Clubes. As turmas empenharam-se na organização da sua “banca”, trouxeram os produtos da terra e prepararam doces que muito nos agradaram. Criatividade não faltou para este dia e o trabalho de equipa foi o que tornou esta celebração ainda mais especial.

Na EB do Ave as turmas todas do 2.º e do 3.º ciclo participaram nesta feira de outono que já é tradição na nossa escola. As famílias estiveram presentes e participaram com grande envolvimento, o que foi muito gratificante para todos.

Terminámos a manhã com os habituais jogos tradicionais, dinamizados pelo grupo de educação física e com a degustação das castanhas.

Foi um dia muito feliz, de convívio, união e partilha.



Teias de Cultura

 Este ano, pela primeira vez, na Escola Básica do Ave e na Escola Secundária, juntamente com o São Martinho, realizou-se a atividade “Teias de cultura”, na qual os alunos de diferentes nacionalidades foram convidados a demonstrar as suas tradições, objetos típicos, apresentações e a culinária tradicional dos seus países maternos. Esta atividade pretendeu acima de tudo valorizar a diversidade cultural existente no Agrupamento e que tanto nos enriquece. Foi sem dúvida um momento de partilha, de empatia, de aprendizagem e de enriquecimento a todos os níveis. Participaram alunos do 1.º, do 2.º, do 3.º ciclos e do ensino secundário. As famílias também marcaram presença contribuindo assim para esta partilha cultural. Viajámos pelo mundo dentro da escola!


GAAF

Biblioteca 

quinta-feira, 14 de novembro de 2024

7 Novembro celebração do Dia de Aulas ao Ar Livre.


Este dia pretende alertar para a importância de aprender e brincar ao ar livre.

No jardim de infância de Taíde comemorámos o Dia de Aulas ao Ar Livre com uma pintura coletiva elaborada pelas crianças.  Foi uma tarde muito divertida!

 


As educadoras

Ana Paula Couto

Conceição Mendes 

Maria José Barros

quarta-feira, 13 de novembro de 2024

São Martinho na Europa e na ESPL

 

São Martinho na Europa e na ESPL

Em França, Itália, Espanha, Bélgica, Suíça, Portugal, Polónia… as castanhas são mais do que um simples fruto sazonal... Representam uma tradição profunda e enraizada em várias culturas europeias, celebrando a ligação ancestral entre as pessoas e a terra.

Na ESPL a celebração do dia de S. Martinho e o magusto vão muito além disso, a castanha é rainha entre legumes, frutas, compotas, pão caseiro, doces e salgados. Aqui ganha uma dimensão ainda mais especial ao ser acompanhada por feirinhas organizadas entre turmas tendo como objetivo angariar fundos para as nossas atividades. Cada turma assume a responsabilidade de criar a sua própria “banca”, que se torna um reflexo da união e do trabalho em equipa que o magusto inspira.

Estas feirinhas abertas à autarquia, aos pais, professores e funcionários da escola transformam o evento numa verdadeira celebração comunitária. Contámos, este ano letivo, neste dia, com a presença de alunos estrangeiros, no âmbito do projeto de Erasmus+, que puderam vivenciar e partilhar connosco as tradições de celebração de outono dos seus países, enriquecendo ainda mais a experiência.

Como disse um aluno espanhol participante, - “In Spain the children make lanterns for St. Martin's Day. It's something magical to see everything illuminated...”  Já um aluno polaco, destacou - “On St. Martin's Day, the tradition is to eat rogal świętomarciński - a sweet croissant stuffed with poppy seeds. The city of Poznań is full of these amazing sweets!” .

O magusto foi uma celebração das tradições locais, da diversidade cultural dos países participantes do projeto Erasmus+ e da partilha de “saberes” dos nossos alunos de outras nacionalidades numa verdadeira teia de culturas. A troca de experiências sobre as diferentes formas de comemorar o dia de S. Martinho enriqueceu o evento, destacando a união e o respeito pelas diversas culturas, promovendo o entendimento entre os membros da comunidade educativa.

Ficamos encantadas com a forma como todos se juntaram para celebrar algo tão aparentemente simples, mas tão enriquecedor!




                                                                             Alunas do 12.ºB: Bruna Faria e Joana Sousa.

segunda-feira, 11 de novembro de 2024

Há festa no Jardim de Infância de Simães

Hoje, comemorámos o dia de São Martinho. Cumprimos  a tradição:  comemos castanhas assadas e saltámos a fogueira.

Neste dia, pudemos contar com a presença do Sr. Diretor do Agrupamento e com diversas entidades do executivo do Município, pois em simultâneo celebrou-se o Dia Eco Escolas. Houve o hastear da bandeira atribuída ao nosso jardim pelo trabalho realizado ao longo do ano letivo transato.

Mostramos, através de registo fotográfico, alguns dos momentos mais representativos desta atividade.


Lúcia Salgado

Cerimónia de Abertura - 12.11.2024

 Dia 11

 É já amanhã que acontece a Cerimónia de Abertura do evento mais esperado do ano 😍

 E tu, não percas, de 13 a 15 de novembro, no Europarque, a oportunidade de visitar 400 jovens em competição e conhecer de perto as múltiplas oportunidades e cursos do ensino e formação profissional 💻

 À procura de um futuro promissor❓ Vem encontrar o teu lugar ✨🚀




Campeonato Nacional das Profissões - Influencer Rafael Cardeira

 💥O futuro começa agora, com a escolha certa da tua formação 🔍

No Ensino e Formação Profissional encontras cursos com elevada empregabilidade, que te abrem portas para o mercado de trabalho 🌍🚀

Aposta no teu futuro e descobre no Europarque os cursos e escolas com que mais te identificas 💪 Visita o Campeonato Nacional das Profissões – Skills Portugal Norte 2024 e a Mostra de Ensino Profissional entre 13 e 15 de novembro.

 


Resumo 45.ª Edição Campeonato Nacional das Profissões

 💥🚀 Faltam apenas 5 DIAS para a abertura da 46.ª edição do Campeonato Nacional das Profissões | SkillsPortugal Norte 2024 🚀💥

Se a edição anterior foi extraordinária, imagina esta! 🤩

3 dias de prova, com 400 concorrentes de todo o país, a mostrar o que de melhor o Ensino e a Formação Profissional têm para oferecer❗

📅 Aberto ao público entre 13 e 15 de novembro

📍 EuroParque (Santa Maria da Feira)

 Aponta na agenda, não te vais arrepender 😉



sábado, 9 de novembro de 2024

6 de novembro, de 2024 - uma verdadeira celebração do desporto

 


Hoje, manhã do dia 6 de novembro, de 2024, os professores de Educação Física organizaram o tradicional corta-mato, uma atividade que reuniu alunos de várias faixas etárias que se destacou pelo compromisso entusiástico e pelo espírito de superação. Diversos alunos compartilharam os seus testemunhos sobre a experiência, refletindo a diversidade de motivações e sentimentos que marcaram o evento.

Os alunos do 4.° ano participaram com o entusiasmo típico da idade, destacando a diversão e o gosto pelo desporto. - “Viemos porque gostamos de desporto e gostamos de correr”. Para os estudantes do 6.º ao 8.º ano, a competição ganhou outro tom. O foco estava na vitória, com muitos a comentar que estavam lá - “para ganhar”, refletindo o seu espírito competitivo. Além disso, também referiram que é uma boa forma de exercitar o corpo, apesar de ser algo que exige muita energia e preparação - "É uma boa atividade física, apesar de cansar muito"

Os alunos do 10.º ano também partilharam a sua experiência. - “Nós gostamos, o percurso estava muito bem organizado! Fomos incentivados a participar pela possibilidade de melhorar a nota em Educação Física. O mais desafiante para nós, sem dúvida, foi competir contra os alunos do 12.º ano, até porque competir com alunos um ano mais velhos já é complicado, então, com dois anos de diferença, é um grande desafio!”, acabam por destacar  o grau de dificuldade da competição e o valor do esforço. Os alunos do 11.º ano revelaram que a experiência foi positiva, tanto do ponto de vista desportivo como pessoal. - “Sempre fomos atléticos e gostamos de fazer exercício. Correu bem! Demos o nosso máximo e obtivemos todos uma boa classificação.”, explicaram, mostrando como a atividade foi uma oportunidade para se desafiarem e desafiar.

No entanto, foi o testemunho dos alunos do 12.º ano que trouxe uma perspetiva mais madura sobre a atividade. “Foi uma experiência muito enriquecedora, que nos ajuda a superar obstáculos tanto físicos como mentais”, afirmaram. Os alunos dos cursos profissionais também se surpreenderam com o envolvimento dos colegas. - “Achamos que haveria menos adesão, mas acabamos por nos surpreender. Foi possível ver que de facto todos estão cada vez mais envolvidos neste tipo de atividades, o que é bom”.

A experiência das voluntárias, que se encarregaram de distribuir os lanches, também foi relevante. Inicialmente, achavam que havia comida a mais, mas logo perceberam que, dada a grande adesão ao evento, o professor estava certo ao prever que a quantidade de lanches não seria suficiente! O que mais as surpreendeu foi a maturidade de todos os participantes. - “Foi notório que nós, jovens, estávamos realmente entusiasmados para correr e conviver com os outros. E o que mais nos impressionou foi a forma como todos parabeneziram os vencedores. Fiquei mesmo admirada com a capacidade de aplaudir a vitória dos outros. Isso é algo muito bonito de se ver”.

Em suma, o corta-mato de hoje não foi apenas uma competição desportiva, mas também um evento que uniu a comunidade escolar, promovendo o trabalho em grupo, a superação de limites e o espírito de amizade. Foi uma verdadeira celebração do desporto, de participação e de alegria de conviver e crescer juntos.

Porém, hoje, nem tudo foi como o previsto, pois sentimos a falta de ouvir a voz do nosso querido professor Fernando Fernandes que, com o seu timbre de voz carismático e a sua presença marcante, faz com que esta prova seja especial.

As alunas do 12.ºB: Cândida Carvalho; Joana Sousa e Letícia Araújo.





quarta-feira, 6 de novembro de 2024

A terra treme - uma opinião

No passado dia 5 de novembro, de 2024, pelas 11h:05m, o exercício proposto pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil para interiorizar comportamentos em caso de sismo foi realizado no Agrupamento de Escolas de Póvoa de Lanhoso.

 Esta atividade foi uma experiência importante para treinar toda a comunidade educativa a agir numa situação sísmica. Baixar, Proteger, Aguardar como se a terra tremesse, levou um Agrupamento ainda que nervoso a praticar o procedimento indicado pela Organização. Esta atividade foi eficiente com instruções claras e pontuais antes e durante o exercício, o que ajudou a manter a calma entre os participantes. Este aspeto mostra a necessidade de reforçar a preparação emocional em situações de crise. 

Ouvimos uma campainha estridente que nos alertou para a situação. Reagimos rapidamente aplicando os três gestos para salvar vidas. Toda a comunidade educativa sem pensar duas vezes colocou-se por baixo das mesas, protegendo a cabeça e aguardou até que o sinal deixasse de tocar.

Em suma, a ação foi um passo positivo para a comunidade escolar que contribuiu para a conscientização sobre catástrofes naturais e, consequentemente, para uma escola mais informada, mais segura.

As alunas do 12.º B: Cândida Carvalho, Joana Sousa, Letícia Araújo

 

 

A Terra Treme

A “Terra tremeu”!

Realizou-se hoje, no nosso agrupamento, o exercício organizado anualmente pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, A Terra Treme”, que pretende alertar e sensibilizar a população sobre como agir antes, durante e depois da ocorrência de um sismo. Todos os envolvidos responderam prontamente, com os três gestos que podem salvar vidas: Baixar, Proteger e Aguardar.