quarta-feira, 6 de novembro de 2024

A terra treme - uma opinião

No passado dia 5 de novembro, de 2024, pelas 11h:05m, o exercício proposto pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil para interiorizar comportamentos em caso de sismo foi realizado no Agrupamento de Escolas de Póvoa de Lanhoso.

 Esta atividade foi uma experiência importante para treinar toda a comunidade educativa a agir numa situação sísmica. Baixar, Proteger, Aguardar como se a terra tremesse, levou um Agrupamento ainda que nervoso a praticar o procedimento indicado pela Organização. Esta atividade foi eficiente com instruções claras e pontuais antes e durante o exercício, o que ajudou a manter a calma entre os participantes. Este aspeto mostra a necessidade de reforçar a preparação emocional em situações de crise. 

Ouvimos uma campainha estridente que nos alertou para a situação. Reagimos rapidamente aplicando os três gestos para salvar vidas. Toda a comunidade educativa sem pensar duas vezes colocou-se por baixo das mesas, protegendo a cabeça e aguardou até que o sinal deixasse de tocar.

Em suma, a ação foi um passo positivo para a comunidade escolar que contribuiu para a conscientização sobre catástrofes naturais e, consequentemente, para uma escola mais informada, mais segura.

As alunas do 12.º B: Cândida Carvalho, Joana Sousa, Letícia Araújo

 

 

A Terra Treme

A “Terra tremeu”!

Realizou-se hoje, no nosso agrupamento, o exercício organizado anualmente pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, A Terra Treme”, que pretende alertar e sensibilizar a população sobre como agir antes, durante e depois da ocorrência de um sismo. Todos os envolvidos responderam prontamente, com os três gestos que podem salvar vidas: Baixar, Proteger e Aguardar.










terça-feira, 5 de novembro de 2024

46.ª edição do Campeonato Nacional das Profissões


Estás disposto(a) a fugir ao convencional e a avaliar outras alternativas para a tua carreira profissional? 🚀💼

 Conhece as áreas do ensino e formação profissional que vais poder ver em ação, de 13 a 15 de novembro, no Europarque, durante a 46ª edição do Campeonato Nacional das Profissões | SkillsPortugal Norte 2024:

 🛠 Construção civil e obras públicas

🖌 Artes criativas

📲 Gestão e tecnologias de informação

💼 Produção, engenharia e tecnologia

✈ Serviços sociais, pessoais e turismo

🚞 Transporte e logística

 Contamos contigo? 👀





Campeonato Nacional das Profissões | SkillsPortugal Norte 2024

 

🔔 Sabias que o Ensino e Formação Profissional oferece inúmeras oportunidades de futuro? 🔔

 Com um foco prático e uma forte ligação ao mercado de trabalho, esta via de ensino oferece grandes oportunidades para quem quer começar a trabalhar rapidamente, mas também para quem pretende continuar a estudar no ensino superior.

 No ano letivo de 2022/2023, 39% dos estudantes do secundário já tinham escolhido esta via, mas a meta é que 55% dos jovens optem pelo Ensino e Formação Profissional até 2030. 🚀

 Porquê escolher o Ensino e Formação Profissional? 🤔

✔️ Maior empregabilidade: quem conclui um curso desta via tem mais facilidade em entrar no mercado de trabalho.

✔️ Vantagens salariais: no curto prazo, o Ensino e Formação Profissional oferece uma melhor remuneração para quem quer começar a sua carreira.

✔️ Continuação de estudos: 1 em cada 3 jovens que termina o Ensino e Formação Profissional opta por continuar a sua formação no ensino superior.

 O Ensino e Formação Profissional prepara-te para o futuro, com competências práticas e especializadas, e abre portas para uma carreira de sucesso. Investe no teu futuro! 🌟









‘Um Mundo Paralelo’, de Elisabete Pereira - Escola Básica do Ave, Taíde

                                


«O livro ‘Um Mundo Paralelo’, de Elisabete Pereira, produzido com o apoio da Braval, foi apresentado aos alunos da Escola Básica do Ave, em Taíde, no dia 4 de novembro.

O livro tem uma mensagem muito atual que pretende sensibilizar para as questões ambientais, reforçada através do hino ‘Reduzir, Reutilizar, Reciclar’, de Miguel Oliveira.

“É um projeto da Braval, no âmbito de uma campanha do POSEUR, de fortalecimento da recolha seletiva, para a edição de um livro didático de sensibilização e educação ambiental para o meio escolar. Convidamos estes artistas da nossa terra para abraçarem este projeto muito interessante e agora estamos a apresentá-lo a todos os seis municípios: Braga, Póvoa de Lanhoso, Vieira do Minho, Vila Verde, Amares e Terras de Bouro”, explicou Pedro Machado, administrador executivo da Braval, lembrando a importância de sensibilizar os mais novos para esta problemática que nos deixa, a cada dia que passa, mais preocupados.

“A educação ambiental tem de ser massificada e, particularmente, a questão da reciclagem, da reutilização e redução dos resíduos, porque, se não atingirmos as metas do POSEUR, vamos ter de pagar cada vez mais tarifas e, por outro lado, cada vez estamos a piorar mais o nosso planeta. Essa sensibilização tem de começar nos mais jovens”, frisou.

O livro é dirigido aos mais novos e, segundo a escritora, Elisabete Pereira: "O objetivo principal é alertar para a necessidade de protegermos o ambiente. Nós somos os responsáveis por estarem a acontecer cada vez mais catástrofes naturais. Tentamos transmitir que a reciclagem e a política dos cinco Rs é essencial: Repensar, Recusar, Reduzir, Reutilizar e, por fim, Reciclar. Está nas nossas mãos tentar transmitir às crianças que elas são o nosso futuro e precisamos de proteger o planeta”, rematou.

A autora contou a história e o compositor/cantor, Miguel Oliveira, deliciou miúdos e graúdos com o hino: "Reduzir, reutilizar, reciclar". A recetividade de todos os presentes foi fantástica!

É urgente proteger o ambiente!




                                                                                        Departamento do 1.º Ciclo
 


segunda-feira, 4 de novembro de 2024

Ouça, veja, leia.

Os alunos do 10.º B ousam sugerir para o mês de novembro:


Alexander Search é um dos semi-heterónimos criados por um dos mais importantes poetas da língua portuguesa, Fernando Pessoa. Com este nome, Fernando Pessoa escrevia cartas e poemas tanto em inglês como em português.

Como exemplo desses poemas, podemos mencionar o "A Day in the Sun" , na  voz de Salvador Sobral : https://youtu.be/YSD4fWvdPzc?si=IRemEjuhfa9NroK3

Luna Marques Guimarães, 10.ºB

 



 

Foi-me proposta uma atividade na aula de Português, escolher uma trama cinematográfica que tenha apreciado. Poderia ter escolhido muitos outros filmes, porém, decidi privilegiar um deles: Interestelar. 

Qual a razão da minha decisão? Simplesmente porque este filme me chamou a atenção do início ao fim e fazendo-me refletir acerca das formas de viver no nosso planeta. A história remete-nos para temas profundos como a sobrevivência da humanidade, a exploração do desconhecido e as complexas emoções humanas, como o amor e o sacrifício.  

Não há dúvida de que é um filme de ficção-científica, contudo, a narrativa consegue combinar, na minha opinião, a ciência e a ficção de forma impactante, abordando conceitos como buracos negros, dilatação do tempo e dimensões alternativas deixando-me muitas vezes curioso sobre a possibilidade de tais momentos poderem vir a acontecer no futuro do nosso planeta.  

Mas o que também torna o filme interessante é que não só aborda conceitos complexos de física, como buracos de minhoca, relatividade e dimensões extras, como também nos apresenta as complexidades das relações humanas. A procura pela sobrevivência da espécie humana cruza-se com problemas pessoais, como a ligação tão intensa que existe entre Cooper e a sua filha, Murphy, levando-nos assim, por outro lado, para um contraste entre a imensidão do cosmos e a vida quotidiana do Ser Humano. 

Também apreciei bastante a banda sonora que é da autoria de Hans Zimmer que faz com que este filme se torne uma experiência cinematográfica única e bastante emocional acompanhada de efeitos especiais que criam uma imersão profunda no espaço e nos desafios que ele impõe à humanidade.  

Em suma, como já referi, interessei-me pelo filme porque este desafia a imaginação e nos obriga a refletir sobre o futuro da Terra, o papel da ciência e da exploração, ao mesmo tempo que reforça a importância do amor, da esperança e da persistência. Aconselho-o mesmo! 

 
Santiago Bártolo da Silva, 10.ºB




Atendendo ao centenário da morte de Franz Kafka, resolvi escolher uma das suas obras-primas, o livro intitulado “A Metamorfose” que conta a história de Gregor um caixeiro-viajante, que acorda em forma de um bicharoco monstruoso com carapaças e inúmeras pernas finas.
Ao longo do livro, vemos a sua adaptação à sua nova forma e como os seus familiares e as outras pessoas reagem.
Recomendo este livro por ter uma história que se desenrola de uma forma fascinante e poder ser facilmente lido numa tarde!

Jesus Tinoco, 10.º B

 

sexta-feira, 1 de novembro de 2024

Dia da Alimentação - JI de Travassos

Este dia foi vivenciado no jardim de Infância  de Travassos com o objetivo de reforçar a mensagem da importância do consumo de alimentos saudáveis, como sendo o caso da fruta.

Desenvolvemos várias atividades num âmbito transversal a todas as áreas do conhecimento, desde a construção da roda dos alimentos, confeção de espetadas de fruta, registo coletivo da atividade em tabela, registos individuais, colagens e recortes.




A Educadora 
Graça 

Campeonato das Profissões

 

Campeonato Nacional das Profissões | SkillsPortugal Norte 2024.

Entre 12 e 16 de novembro todos os caminhos vão dar ao Campeonato das Profissões, no Europarque.

 Dia 12, irá decorrer a abertura oficial desta 46ª edição do Campeonato Nacional das Profissões. De 13 a 15 de novembro, o evento estará aberto ao público e terão a oportunidade de ver jovens de todo o país em prova.







O Outono no Jardim de Infância de Travassos

 A chegada do outono proporciona às crianças aprendizagens, vivências e tradições que se estendem  durante toda a estação e que vão  desde a  observação do meio envolvente à alteração da sua vida no quotidiano.

A exploração deste tema proporciona, ainda,  a realização das mais variadas atividades plásticas, (entre muitas outras) desde a elaboração do placard do outono, montagem da mesa do outono,  pinturas, - tal como as imagens  indicam - sempre em transversalidade com todas as áreas de conteúdo.

Como refere Jean Piaget : " A Infância é o tempo de maior criatividade na vida de um ser humano". 




A Educadora,
Graça